​​​​​​​​​​​​​​​DASHBOARD DE VALOR DA ESCOLA NAVAL:


SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DA QUALIDADE DA ESCOLA NAVAL

Com a promulgação do MAESCOLNAV 1002, Manual da Qualidade, a Escola Naval passou a dispor de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade (SIGQEN), ​contemplando duas vertente​s:

Vertente Qualidade: um conjunto de politicas, normas e procedimentos, alinhados com a Diretiva Setorial da Escola Naval em vigor, tendo como documento de topo o Manual da Qualidade, do qual dependem todos os processos e instruç​ões permanentes em vigor.

Vertente Avaliação: um armazém de dados próprio, recolhendo, validando e gravando dados de toda a atividade da Escola Naval, originados em inquéritos a todos os atores internos e externos, no Sistema de Gestão Académica e no Sistema de Help Desk, produzindo ferramentas de apoio à decisão a nível de ensino, corpo de alunos, serviços e comando.


 
​​Documentação estruturante:​


​​qualidade do ensino:

 

Metodologias de ensino ativas

O desígnio da reforma de Bolonha, que insiste em colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, tem levado à introdução de novas metodologias de ensino e de maiores exigências associadas às áreas pedagógicas. De facto, um processo de ensino-aprendizagem baseado em métodos ativos contribui para que o conhecimento perdure no tempo, contrariamente aos métodos passivos em que ao fim de pouco tempo a percentagem de conhecimento assimilado é muito reduzida. Para além da aquisição de conhecimentos, estas metodologias contribuem para aquisição de aptidões essenciais para o futuro profissional do aluno da Escola Naval. No sentido de promover a implementação de metodologias ativas e participativas no ensino das Ciências Militares Navais, no primeiro semestre de 2024 foram realizados dois workshops dirigidos ao corpo docente e discente e subordinados ao tema "Aprendizagem centrada no aluno. Metodologias de ensino ativas".

20240319_Workshop ao corpo docente.pdf

20240424_Workshop para corpo discente.pdf


Plano de Formação para Docentes do Ensino Superior 2024-2025

A Escola Naval desenvolveu nos meses de outubro e nov​embro de 2024 um plano de formação orientado para os docentes do Ensino Superior. Este plano foi elaborado para ir ao encontro do consignado no Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area (ESG 2015), em que as instituições de Ensino Superior devem garantir que o corpo docente:

  • adequa as metodologias de ensino às necessidades do aluno, colocando-o no centro de processo de aprendizagem;
  • ​utiliza os mais recentes avanços tecnológicos nos processos de ensino;
  • fortalece a ligação entre o ensino e a investigação;
  • participa ativamente no processo de melhoria contínua do ensino.

Plano Formação Docentes 2024-2025.pdf

​ Relação de participantes.pdf



Workshops "Inteligência Artificial para a Educação"
A Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) em colaboração com a iNOVA Media Lab, da Universidade Nova de Lisboa promove a realização de workshops no âmbito da "Inteligência Artificial para a Educação" com o intuito de sensibilizar a comunidade docente, de investigadores ao nível do Ensino Superior Militar e dotá-los das competências necessárias para a utilização de estratégias tecnológicas e pedagógicas mas inovadoras na sua atividade diária.

Os workshops pretendem abordar os fundamentos da Inteligência Artificial e as suas aplicações no ensino e investigação e serão desenvolvidos nas seguintes datas:

  • Workshop 1: Introdução à Inteligência Artificial Generativa (realizado em dezembro de 2024)
  • Workshop 2: Inteligência Artificial na Educação: do planeamento à avaliação (a realizar em fevereiro de 2025)
  • Workshop 3: Inteligência Artificial na Investigação: dos dados aos resultados (a realizar em março de 2025)

MEDIDAS DE ACOMPANHAMENTO DAS RECOMENDAÇÕES DAS EXTERNAS

ACOMPANHAMENTO DO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO

MÉRITO DE ALUNOS E DOCENTES

​​ALUNOS

teste

DOCENTE



O prémio "Vasco da Gama" destina-se a galardoar, anualmente, o elemento do Corpo Docente da Escola Naval que, no final de cada ano letivo, tenha desenvolvido, quer no âmbito das suas atividades académicas quer nas de investigação científica, um trabalho considerado relevante e meritório.