DASHBOARD DE VALOR DA ESCOLA NAVAL:
SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DA QUALIDADE DA ESCOLA NAVAL
Com a promulgação do MAESCOLNAV 1002, Manual da Qualidade, a Escola Naval passou a dispor de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade (SIGQEN), contemplando duas vertentes:
Vertente Qualidade: um conjunto de politicas, normas e procedimentos, alinhados com a Diretiva Setorial da Escola Naval em vigor, tendo como documento de topo o Manual da Qualidade, do qual dependem todos os processos e instruções permanentes em vigor.
Vertente Avaliação: um armazém de dados próprio, recolhendo, validando e gravando dados de toda a atividade da Escola Naval, originados em inquéritos a todos os atores internos e externos, no Sistema de Gestão Académica e no Sistema de Help Desk, produzindo ferramentas de apoio à decisão a nível de ensino, corpo de alunos, serviços e comando.
Documentação estruturante:
qualidade do ensino:
Metodologias de ensino ativas
O desígnio da reforma de Bolonha, que insiste em colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, tem levado à introdução de novas metodologias de ensino e de maiores exigências associadas às áreas pedagógicas. De facto, um processo de ensino-aprendizagem baseado em métodos ativos contribui para que o conhecimento perdure no tempo, contrariamente aos métodos passivos em que ao fim de pouco tempo a percentagem de conhecimento assimilado é muito reduzida. Para além da aquisição de conhecimentos, estas metodologias contribuem para aquisição de aptidões essenciais para o futuro profissional do aluno da Escola Naval. No sentido de promover a implementação de metodologias ativas e participativas no ensino das Ciências Militares Navais, no primeiro semestre de 2024 foram realizados dois workshops dirigidos ao corpo docente e discente e subordinados ao tema "Aprendizagem centrada no aluno. Metodologias de ensino ativas".
20240319_Workshop ao corpo docente.pdf
20240424_Workshop para corpo discente.pdf
Plano de Formação para Docentes do Ensino Superior 2024-2025
A Escola Naval desenvolveu nos meses de outubro e novembro de 2024 um plano de formação orientado para os docentes do Ensino Superior. Este plano foi elaborado para ir ao encontro do consignado no Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area (ESG 2015), em que as instituições de Ensino Superior devem garantir que o corpo docente:
- adequa as metodologias de ensino às necessidades do aluno, colocando-o no centro de processo de aprendizagem;
- utiliza os mais recentes avanços tecnológicos nos processos de ensino;
- fortalece a ligação entre o ensino e a investigação;
- participa ativamente no processo de melhoria contínua do ensino.
Plano Formação Docentes 2024-2025
Relação de participantes.pdf