DASHBOARD DE VALOR DA ESCOLA NAVAL:
SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DA QUALIDADE DA ESCOLA NAVAL
Com a promulgação do MAESCOLNAV 1002, Manual da Qualidade, a Escola Naval passou a dispor de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade (SIGQEN), contemplando duas vertentes:
Vertente Qualidade: um conjunto de politicas, normas e procedimentos, alinhados com a Diretiva Setorial da Escola Naval em vigor, tendo como documento de topo o Manual da Qualidade, do qual dependem todos os processos e instruções permanentes em vigor.
Vertente Avaliação: um armazém de dados próprio, recolhendo, validando e gravando dados de toda a atividade da Escola Naval, originados em inquéritos a todos os atores internos e externos, no Sistema de Gestão Académica e no Sistema de Help Desk, produzindo ferramentas de apoio à decisão a nível de ensino, corpo de alunos, serviços e comando.
Documentação estruturante:
- Metodologias de ensino ativas
O desígnio da reforma de Bolonha, que insiste em colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, tem levado à introdução de novas metodologias de ensino e de maiores exigências associadas às áreas pedagógicas. De facto, um processo de ensino-aprendizagem baseado em métodos ativos contribui para que o conhecimento perdure no tempo, contrariamente aos métodos passivos em que ao fim de pouco tempo a percentagem de conhecimento assimilado é muito reduzida. Para além da aquisição de conhecimentos, estas metodologias contribuem para aquisição de aptidões essenciais para o futuro profissional do aluno da Escola Naval. No sentido de promover a implementação de metodologias ativas e participativas no ensino das Ciências Militares Navais, foi aprovado um plano de ação com diversas inicicativas.
Duas dessas iniciativas passaram pela realização, no primeiro semestre de 2024, de dois workshops dirigidos ao corpo docente e discente e subordinados ao tema "Aprendizagem centrada no aluno. Metodologias de ensino ativas".
Plano de ação para implementação metodologias ativas.pdf
20240319_Workshop ao corpo docente.pdf
20240424_Workshop para corpo discente.pdf
- Plano de Formação para Docentes do Ensino Superior 2024-2025
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A Escola Naval desenvolveu nos meses de outubro e novembro de 2024 um conjunto de sessões de formação inseridas no Plano de Formação orientado para os Docentes do Ensino Superior. Este plano foi elaborado para ir ao encontro do consignado no Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area (ESG 2015), em que as instituições de Ensino Superior devem garantir que o corpo docente:
- adequa as metodologias de ensino às necessidades do aluno, colocando-o no centro de processo de aprendizagem;
- utiliza os mais recentes avanços tecnológicos nos processos de ensino;
- fortalece a ligação entre o ensino e a investigação;
- participa ativamente no processo de melhoria contínua do ensino.
Plano Formação Docentes 2024-2025.pdf
Relação de participantes.pdf
Dando continuaidade ao plano de formação para os docentes do Ensino Superior, realizou-se no dia 13 de fevereiro uma sessão de formação sobre a ferramenta online Mentimeter dirigida ao corpo docente do IUM e Escola Naval.
- Workshops "Inteligência Artificial para a Educação"
A Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) em colaboração com a iNOVA Media Lab, da Universidade Nova de Lisboa promove a realização de workshops no âmbito da "Inteligência Artificial para a Educação" com o intuito de sensibilizar a comunidade docente, de investigadores ao nível do Ensino Superior Militar e dotá-los das competências necessárias para a utilização de estratégias tecnológicas e pedagógicas mas inovadoras na sua atividade diária.
Os workshops pretendem abordar os fundamentos da Inteligência Artificial e as suas aplicações no ensino e investigação e serão desenvolvidos nas seguintes datas:
- Workshop 1: Introdução à Inteligência Artificial Generativa (realizado em dezembro de 2024)
- Workshop 2: Inteligência Artificial na Educação: do planeamento à avaliação (realizado em fevereiro de 2025)
- Workshop 3: Inteligência Artificial na Investigação: dos dados aos resultados (a realizar em março de 2025)
O prémio "Vasco da Gama" destina-se a galardoar, anualmente, o elemento do Corpo Docente da Escola Naval que, no final de cada ano letivo, tenha desenvolvido, quer no âmbito das suas atividades académicas quer nas de investigação científica, um trabalho considerado relevante e meritório.