Metodologias de ensino ativas
O desígnio da reforma de Bolonha, que insiste em colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, tem levado à introdução de novas metodologias de ensino e de maiores exigências associadas às áreas pedagógicas. De facto, um processo de ensino-aprendizagem baseado em métodos ativos contribui para que o conhecimento perdure no tempo, contrariamente aos métodos passivos em que ao fim de pouco tempo a percentagem de conhecimento assimilado é muito reduzida. Para além da aquisição de conhecimentos, estas metodologias contribuem para aquisição de aptidões essenciais para o futuro profissional do aluno da Escola Naval. No sentido de promover a implementação de metodologias ativas e participativas no ensino das Ciências Militares Navais, foi aprovado um plano de ação com diversas inicicativas.
Plano de ação para implementação metodologias ativas
Duas dessas iniciativas passaram pela realização, no primeiro semestre de 2024, de dois workshops dirigidos ao corpo docente e discente e subordinados ao tema "Aprendizagem centrada no aluno. Metodologias de ensino ativas".
20240319_Workshop ao corpo docente
20240424_Workshop ao corpo discente
Para o auxiliar na implementação de metodologias ativas nas suas aulas pode consultar alguma bibliografia de apoio disponível neste link:
Plano de formação para docentes do Ensino Superior 2024-2025

A Escola Naval desenvolveu nos meses de outubro e novembro de 2024 um conjunto de sessões de formação inseridas no Plano de Formação orientado para os Docentes do Ensino Superior. Este plano foi elaborado para ir ao encontro do consignado no Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area (ESG 2015), em que as instituições de Ensino Superior devem garantir que o corpo docente:
- adequa as metodologias de ensino às necessidades do aluno, colocando-o no centro de processo de aprendizagem;
- utiliza os mais recentes avanços tecnológicos nos processos de ensino;
- fortalece a ligação entre o ensino e a investigação;
- participa ativamente no processo de melhoria contínua do ensino.
Plano formação docentes 2024-2025
Relação de participantes
Dando continuidade ao plano de formação para os docentes do Ensino Superior, realizou-se no dia 13 de fevereiro uma sessão de formação sobre a ferramenta online Mentimeter dirigida ao corpo docente do IUM e Escola Naval.
boas práticas pedagógicas
Com o desígnio de Bolonha e da aprendizagem centrada no aluno, a Escola Naval traçou um plano de ação para a implementação de metodologias de ensino ativas. Alguns docentes têm ao longo do tempo privilegiado este tipo de metodologias dado o seu papel preponderante na aprendizagem dos alunos. Uma dessas unidades curriculares é a de "Planeamento Operacional" incluída no plano de estudos do 3º ano do curso de Ciências Militares Navais. O docente desta unidade curricular tem utilizado uma abordagem que associa a aprendizagem baseada em problemas com a Análise Morfológica Generalizada (GMA), permitindo o desenvolvimento do pensamento crítico na definição de cenários e de soluções estratégicas.
Neste seguimento, o Instituto Universitário Militar e em particular a Escola Naval, participou pela primeira vez no Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior que se realizou em julho de 2024 no Porto, com uma comunicação intitulada: "Uso de metodologias ativas no ensino de Ciências Militares: desenvolvimento de aptidões em Planeamento de Operações" da autoria do CMG M RES Maia Martins e do CFR FZ RES Almeida Gabriel.
Esta comunicaçãoo está disponível no livro de resumos do CNAPPES24.
WORKSHOPS SOBRE "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A EDUCAÇÃO"
A Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) em colaboração com a iNOVA Media Lab, da Universidade Nova de Lisboa promoveu a realização de workshops no âmbito da "Inteligência Artificial para a Educação" com o intuito de sensibilizar a comunidade docente, de investigadores ao nível do Ensino Superior Militar e dotá-los das competências necessárias para a utilização de estratégias tecnológicas e pedagógicas mas inovadoras na sua atividade diária.
Os workshops pretenderam abordar os fundamentos da Inteligência Artificial e as suas aplicações no ensino e investigação e foram desenvolvidos nas seguintes datas:
- Workshop 1: Introdução à Inteligência Artificial Generativa (realizado em dezembro de 2024)
- Workshop 2: Inteligência Artificial na Educação: do planeamento à avaliação (realizado em fevereiro de 2025)
- Workshop 3: Inteligência Artificial na Investigação: dos dados aos resultados (realizado em março de 2025)