comodoro bESSA PACHECO
O Comodoro Bessa Pacheco nasceu em Lisboa, em 1969 e ingressou na Escola Naval em 1987, tendo concluído a licenciatura em Ciências Militares Navais, classe de Marinha, em 1992.
Especializou-se em Hidrografia, é Master of Engineering in Surveying Engineering pela Universidade de New Brunswick (Canadá), Mestre em Sistemas de Informação Geográfica pelo Instituto Superior Técnico, Mestre em História Marítima pela Universidade de Lisboa/Escola Naval e Engenheiro Hidrógrafo pelo Instituto Hidrográfico. Realizou o Curso Geral Naval de Guerra no Instituto Superior Naval de Guerra, o Curso de Altos Estudos Estratégicos para Oficiais Ibero-americanos (Espanha) e o Curso de Promoção a Oficial General no Instituto Universitário Militar.
Esteve embarcado na fragata Álvares Cabral, que integrou a Força Naval Permanente da NATO em 1992, e comandou a lancha de fiscalização Açor. Realizou diversas missões técnico-científicas a bordo de navios e lanchas hidrográficas. De 2009 a 2011 comandou o navio hidro-oceanográfico Almirante Gago Coutinho.
Em terra, prestou serviço no Instituto Hidrográfico onde desempenhou funções de adjunto do Chefe da Divisão de Oceanografia, adjunto do Chefe do Centro de Dados Técnico-Científicos, tendo posteriormente chefiado este Centro por um período de cerca de 5 anos. Em acumulação foi, durante 5 anos, vogal da Comissão do Domínio Público Marítimo e Professor na Escola Naval de diversas disciplinas na área dos Sistemas de Informação Geográfica. De 2011 a 2015 prestou serviço na Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada tendo posteriormente servido durante três anos na Direção de Informações do Estado-Maior Militar da União Europeia, no Reino da Bélgica. De 2018 a 2019 foi Chefe da Divisão de Informações do Comando Naval e Diretor do Centro de Gestão e Análise de Dados Operacionais da Marinha. De 2019 a 2022 foi Diretor Técnico do Instituto Hidrográfico. De 2023 a 2025 exerceu as funções de comandante da Esquadrilha de Navios de Superfície. Em 2025 exerceu ainda as funções de Subdiretor da Direção de Navios.
No seio da sociedade civil, de 2003 a 2009 foi investigador na Unidade de Engenharia e Tecnologia Naval do Instituto Superior Técnico. De 2001 a 2015 foi professor auxiliar convidado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Desde 2004 faz parte de comissões científicas de conferências no âmbito da cartografia, geodesia, hidrografia, engenharia hidrográfica e oceanografia. Tem cerca de 80 artigos publicados em revistas de especialidade e atas de congressos. É membro da Ordem dos Engenheiros, da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Academia de Marinha.
Desde dezembro de 2025 exerce as funções de Comandante da Escola Naval.
.