contra-almirante rodrigues campos

O Contra-almirante Carlos Osvaldo Rodrigues Campos nasceu em Lisboa, ingressou na Escola Naval em 1984 e especializou-se em Eletrotecnia.

Embarcou em navios do tipo reabastecedor de esquadra, corveta e fragata, tendo participado em diversos exercícios nacionais e internacionais e, entre outras missões, na SHARP FENCE da União da Europa Ocidental (UEO) durante a crise na antiga Jugoslávia, no quadro das missões de vigilância e de patrulhamento.

Foi formador na Escola de Eletrotecnia durante quatro anos e chefiou a Área Tecnológica de Radares e Guerra Eletrónica do Estaleiro Naval do Arsenal do Alfeite durante três anos.

Já como oficial superior, foi capitão dos portos e comandante da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António e de Tavira. Integrou a delegação portuguesa da Comissão Internacional de Limites entre Portugal e Espanha, foi Oficial de Ligação da Marinha e da Autoridade Marítima no Maritime Analysis and Operations CenterNarcotics (MAOC-N) e representante da Autoridade Marítima Nacional no Centro Nacional de Coordenação Marítima (CNCM), do qual foi o coordenador durante os seus primeiros 15 meses.

Entre 2010 e 2012 foi 2º comandante da Escola de Tecnologias Navais aonde regressou, em 2015, para assumir o Comando da Unidade, depois ter exercido funções na área da gestão do pessoal da Marinha.

Em 2017, assumiu os cargos de Comandante da Zona Marítima do Norte, Chefe do Departamento Marítimo do Norte, Comandante Regional da Polícia Marítima do Norte e capitão dos portos do Douro e de Leixões.

Completou o Curso de Promoção a Oficial General em julho de 2019, após o qual foi nomeado Comandante da Força Naval para a realização de missões no âmbito da segurança marítima e no apoio à política externa do Estado. Neste cargo, comandou a missão Iniciativa Mar Aberto, desenvolvida em oito países do Golfo da Guiné, e foi o coordenador da missão de capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe através do NRP Zaire.

Em novembro de 2020 assumiu o cargo de Diretor Técnico da Direção-Geral da Autoridade Marítima e em abril de 2021, já oficial general, foi nomeado Coordenador-Geral da Unidade do Camões, I. P. responsável pela implementação, em 12 países africanos, da componente de gestão nacional do Projeto SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security), projeto co-financiado pela União Europeia e pelo Estado Português que visa apoiar a implementação da Estratégia Marítima Integrada da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

É o Comandante da Escola Naval desde 27 de janeiro de 2023.