O objetivo principal do projeto SIDENAV é o desenvolvimento de um demonstrador que valida e aplique a tecnologia que possibilite entre ouros a exploração de recursos minerais em águas do fundo do mar sob jurisdição Portuguesa (por exemplo da Dorsal Meso-Atlântica). O Mar Português caracteriza-se por uma elevada profundidade e muitos dos recursos naturais encontram-se em profundidades superiores a 1500 m. Este facto dificulta ou mesmo obstaculiza a sua exploração, quer através de sistemas autónomos ou mesmo através dos sistemas teleoperados. A exploração industrial sustentável destes recursos requer que a navegação seja de elevada exatidão e os seus custos controlados.

É objetivo geral demonstrar a viabilidade do desenvolvimento de uma aplicação que resulta numa infraestrutura dinâmica inovadora para posicionamento, navegação de sistemas para operar no fundo marinho, como por exemplo sistemas para operações mineiras. O equipamento de posicionamento a implementar vai atender a seguinte especificação:
– Infraestrutura móvel de localização, com base numa rede de landers-satélites recolocáveis;

– Permitir a navegação robótica autônoma por longos períodos de tempo em áreas de grande escala;

– Operar a profundidades, entre 1500 m e 2500 m, para apoiar a operação na coluna de água do fundo do mar e nas suas nas proximidades.

Ficha_de_Projecto_SIDENAV.pdf