O projecto Gamma-Ex visa o desenvolvimento de um sistema aéreo com operação remota (RPAS – Remotely Piloted Aircraft System) preparado para conduzir ações de reconhecimento/ monitorização Nuclear, Radiológica e Química. A tecnologia caracteriza-se pela sua capacidade de dupla aplicação, quer no âmbito militar, quer civil, nomeadamente em missões de apoio a catástrofes.
O sistema aéreo caracteriza-se por possuir autonomia de navegação, capaz de ser operado remotamente em cenários onde existe o perigo de exposição dos operadores a riscos Q e R. A capacidade para operar em atmosferas explosivas, através da construção de um sistema com certificação ATEX, é uma das características diferenciais do RPAS, apresentando-se como uma solução tecnologicamente inovadora, face aos sistemas já existentes.
As aplicações operacionais do RPAS são diversas destacando-se: a capacidade de emprego no reconhecimento visual e ou térmico das áreas afetadas; identificação da presença humana (ex.: vítimas ou terroristas); obstáculos; apoio logístico em operações NRQ (ex.: entrega de equipamentos e sobresselentes); obtenção de outras informações durante as operações de reconhecimento (ex.: monitorização de equipas operacionais, vigilância da zona de intervenção, etc).
O projecto Gamma-Ex tem a duração de 2 anos e é executado por um consórcio multidisciplinar que integra empresas, utilizadores finais e Instituições académicas. É liderado pela I-SKYEX e conta com os seguintes membros: ISQ; ITN; CINAV; CINAMIL.
Saiba mais aqui.
Coordenador do Projeto: CTEN EN-AEL Monteiro Marques (mario.monteiro.marques@marinha.pt ; contacto telefónico: 30 32 33 / 210 902 033).