A prática desportiva é um dos pilares fundamentais na preparação dos futuros oficiais da Armada, quer a nível físico, quer a nível do comportamento organizacional, uma vez que fomenta o estreitamento dos laços de amizade e camaradagem e aumenta a capacidade de liderança.

Os cadetes da Escola Naval têm a possibilidade de praticar diversos desportos de grupo ou individuais, que lhes permitem participar em diferentes competições de caráter civil ou militar. Para além das típicas modalidades como o Futebol, Basquetebol, Voleibol, Andebol, Futsal e Atletismo, destacam-se ainda a Natação, Vela, Remo Indoor, Tiro Pistola, Eco Aventura, Orientação, BTT e o Judo.

Durante o ano letivo, as competições de maior realce são a Taça Escolar, O Campeonato Universitário e o Inter-EMES (Estabelecimentos Militares de Ensino Superior). Estes eventos promovem um intercâmbio que ultrapassa o âmbito estritamente desportivo, pois dá aos alunos a possibilidade de conviver com camaradas dos vários ramos das Forças Armadas e de Segurança, bem como, trocar experiências com o mundo civil.