​A Escola Naval oferece à comunidade em geral um conjunto de cursos de 2 ciclos (Licenciatura + Mestrado(*)) nas especialidades de:
- Marinha;
- Fuzileiros (não serão abertas vagas para o ano letivo de 2023/2024);
- Engenheiros Navais – ramos de Mecânica;
- Engenheiros Navais - ramo de Armas e Eletrónica,
- Administração Naval
que permite o ingresso nos Quadros Permanetes (QP's) da Marinha.

Estes Mestrados possibilitam aos alunos desempenhar diversas funções ligadas ao mar e cargos caraterizados pelo seu elevado nível de excelência científico - tecnológica.

Em associação com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a Escola Naval tem ainda a incumbência do processo de admissão, supervisão académica e formação militar-naval dos alunos que frequentam o Mestrado em Medicina Naval.

Direcionado para militares da Marinha, que pretendam passar para a classe de oficiais, a Escola Naval proporciona, desde o ano letivo 2019/20 uma Licenciatura em Tecnologias Militares Navais.

(*) alguns ciclos de Licenciatura e Mestrado encontram-se em processo de aprovação pela A3ES.