Formação em engenharia naval exercida num contexto de manutenção e reparação naval durante cerca de 8 anos na Marinha Portuguesa (Ministério da Defesa).

Formação superior em matemática (2010, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, licenciatura). Em 2002 doutorou-se em Ciências de Engenharia (Universidade Técnica de Lisboa-Instituto Superior Técnico) e é, desde 1994, mestre em Engenharia Mecânica – Ramo energia (também na Universidade Técnica de Lisboa-Instituto Superior Técnico).

Nos últimos anos tem exercido actividades de investigação em mecânica de fluidos, termodinâmica, interacção fluido-estrutura, vibrações excitadas por escoamentos e acústica.

Neste contexto produziu diversos trabalhos científicos publicados em revistas científicas e actas de conferências nacionais e internacionais.

Participou igualmente em diversos projectos de investigação científica em áreas da Engenharia Mecânica quer como participante quer como como investigador responsável.

Presentemente exerce a sua actividade na Escola Naval (EN) como Professor Associado, no Centro de Investigação Naval (CINAV) e no Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC).​