​O Capitão-de.fragata Nuno Miguel Costa Gaspar Duarte Ramos nasceu em Alvalade - Lisboa a 25 de agosto de 1968, tendo frequentado e concluído os seus estudos básicos e secundários no Colégio Militar em Lisboa. Entrou para a Escola Naval em outubro de 1987, onde se licenciou em Ciências Militares Navais – curso de Administração Naval – no ano de 1993.

Após a sua promoção a Guarda-Marinha, em outubro de 1993, esteve cerca de um ano como Adjunto do Secretário-tesoureiro da Direção de Abastecimento, tendo em julho de 1994 tomado posse do cargo de Chefe do Serviço de Abastecimento da corveta NRP “João Roby”. A partir de janeiro de 1997, e durante um ano, assumiu o cargo de Chefe do Gabinete de Formação da Área da Taifa no Grupo nr.1 de Escolas da Armada. Posteriormente, assumiu o cargo Chefe do Serviço de Abastecimento da Base de Fuzileiros, onde permaneceu de fevereiro de 1998 a agosto de 2002, tendo durante a sua comissão, em acumulação, frequentado o Curso Geral Naval de Guerra.

Em agosto de 2002 destacou para a fragata NRP “Corte Real” onde tomou posse do cargo de Chefe do Departamento de Logística até agosto de 2005. Durante a sua permanência a bordo, o navio participou no Operacional Sea Training (OST), integrou a Standing NATO Maritime Group e participou na operação Active Endeavour. Após o seu destacamento da unidade naval, em agosto de 2005, assumiu o cargo de Chefe do Departamento Administrativo e Financeiro e em acumulação Chefe do Serviço de Abastecimento da Escola Naval.

Em 2007 obteve aproveitamento na pós-graduação de Estratégia no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. No período que decorreu entre 06 de outubro de 2009 e 02 de julho de 2010 frequentou o Curso de Estado-Maior Conjunto, tendo sido posteriormente colocado no Instituto de Estudos Superiores Militares como docente de diversas unidades curriculares na Área de Ensino de Administração. Em janeiro de 2011 obteve aproveitamento na pós-graduação de Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais na Universidade Autónoma de Lisboa e em 2012 o mestrado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais na Universidade Autónoma de Lisboa. Presentemente está a frequentar o Doutoramento em Administração Pública com a tese de doutoramento com o tema: O Tribunal de Contas e o Controlo Externo da Administração Pública portuguesa no contexto do New Public Management no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Desde setembro de 2014 até à atualidade é docente na Escola Naval de diversas unidades curriculares do Departamento de Humanidades e Gestão no Ciclo de Estudos de Administração Naval.

Ao longo da sua carreira o Capitão-de-fragata Duarte Ramos recebeu vários louvores e foi condecorado com as medalhas de: Serviços Distintos – Prata, duas Cruz Naval de 2ª classe, uma Cruz Naval de 3ª classe e a de Comportamento Exemplar – prata.

O Comandante Duarte Ramos é casado com Gracinda Tomé Candeias Neves Duarte Ramos e tem dois filhos, o Ricardo e o Gonçalo. A família vive na freguesia Algés, Concelho de Oeiras.

Atualizado em 15 de setembro de 2014