CMG Carlos Nélson Lopes da Costa nasceu no Entroncamento, em 1956.

Licenciou-se em Ciências Militares Navais, curso de Marinha, na Escola Naval, 1977.

Tem dois mestrados:
Oceanografia Física, no U.S. Naval Postgraduate School, Montery, CA, EUA, 1989.
Estratégia, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2003.

Na carreira de oficial de Marinha prestou serviço em várias unidades navais, tendo desempenhado, entre outras, as funções:
Navegador nos NRP “Schultz Xavier” e NRP “Pereira da Silva” (1977-1978).
Chefe do serviço de informações e combate do NRP “Gago Coutinho” (1979).
Adjunto de hidrografia no NRP “Almeida Carvalho” (1980-1982).
Comandante do navio hidrográfico NRP Almeida Carvalho (1997-1999).

Especializado em Hidrografia, no US Navy Oceanographic Office, Bay St. Louis, MS, EUA (1980) desempenhou várias funções ou cargos no Instituto Hidrográfico, entre elas:
Chefe da Divisão de Ondas e Marés (1991-1995).
Chefe da Brigada Hidrográfica n. 1 (1995-1997).
Adjunto do diretor-técnico do Instituto Hidrográfico (1999-2003).
Diretor-técnico do Instituto Hidrográfico (2003-2006).

Desempenhou o cargo de adido de defesa na Embaixada de Portugal em Washington, EUA, e na Embaixada de Portugal em Ottawa, Canadá (2006-2009).

É autor de vários artigos das áreas de especialidade.
Desenvolveu investigação recente na área de estudos:

Oceanografias regionais do Atlântico Nordeste, do Atlântico Noroeste e do oceano envolvente à África Austral. Envolve o desenvolvimento de aplicações informáticas e o uso de climatologias de propriedades físicas da água do mar.

Modelação da propagação acústica e resolução das equações sonar, ativo ou passivo, em apoio à previsão da deteção sonar.

Em ambas as investigações foram orientadas oito dissertações de mestrado e publicados cinco artigos em jornadas científicas.

É docente de Oceanografia e de Oceanografia Costeira na Escola Naval, desde 2010 e investigador do CINAV.

Atualizado em 23 de janeiro de 2019