A 9100393 Capitão-tenente TSN-QUI Sara Almada ingressou na Marinha em 1993, foi promovida ao posto atual em 2013, e nomeada Diretora Interina do Laboratório de Explosivos da Marinha (LEM) em 10 de dezembro de 2015.

 
Atualmente é coordenadora nacional da Captech Ammunition Technologies da Agência Europeia de Defesa (EDA), é membro do painel AVT – Applied Vehicle Technology da NATO STO/CSO, é chairperson do grupo de gestão do projecto RSEM (Reduced Sensitivity of Energetic Materials) da EDA e vogal da Comissão Técnica de Normalização de Explosivos para Uso Civil e Pirotecnia (IPQ/CT125).
É licenciada em Química Tecnológica (pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e Mestre em Engenharia Mecânica (pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra).

 
Além dos cursos de formação básica e complementar de oficiais e do curso de promoção a oficial superior, frequentou com sucesso diversos cursos técnicos, nacionais e internacionais (p.ex.: Inativação de Engenhos Explosivos Convencionais - Ramo Terrestre; Higiene e Segurança no Trabalho; Explosive Working of Materials, Thermodynamic Approach of 2D Detonation; Introdução à Geopolítica e Estratégia; Basic Microcalorimetry for STANAG 4582 application; Training on Vacuum Stability Tester – STABIL VI; Automated BAM Hammer BFH-12A; Friction Apparatus FSKM-10; HPTLC; Method Development and Validation in HPTLC; BASIC WINDOPP & SL-520P Operation Course; Training, Theory and Results Evaluation Lectures on Measurement of Detonation Velocity – VOD 815; Automatic Explosion Temperature Tester – AET 402; Thermal Stability Tester (75ºC) – TST 75; EXPLO5 Software; Testing and Results Evaluation Lectures on Ballistics Measurement Instruments for LTRM 2, TSV 40 and TPT 3000P).

 
Desempenhou funções de Adjunto do Diretor do LEM, adjunto do Chefe do Serviço de Armas Navais, Chefe da Secção Laboratório de Explosivos, Adjunto do Diretor do DMNL/SAN e Chefe do LEM.
Foi professora da Unidade Curricular de Química Aplicada na Escola Naval (1997-2011) lecionada ao 2º ano do curso de Engenheiros Navais – Ramo Mecânica.
Foi selecionada pela Comissão Europeia para integrar o comité de avaliação, como perito avaliador, na PASR – Preparatory Action on Security Research (na área da proteção contra o terrorismo), em 2004 e 2005, e na FP7 Security Research Call 1 (2007) e Call 2 (2009).
Foi selecionada pela Agência Europeia de Defesa para integrar o comité de avaliação, como perito avaliador, no programa JIP-FP da Agência Europeia de Defesa (EDA), na área CBRN Detection (em 2007) e na área Defence Options for Airborne Threats (em 2008).
Foi selecionada pela Agência Europeia de Defesa para integrar o Comité de Avaliação da 1ª Call da PADR – Preparatory Action on Defence Research (FPSS - Force Protection and Soldier Solutions) da Comissão Europeia, em 2017.

 
Em representação do MDN - DGRDN, coordenou e integrou diversos grupos de gestão de projetos da EDA no âmbito dos materiais energéticos.
Foi Coordenadora editorial do boletim DETÓNICA – Boletim informativo da Associação Portuguesa de Estudos e Engenharia de Explosivos (2000 – 2008).
Integrou o comité de organização da 7th Biennale International Conference New Models and Hydrocodes for Shock Wave Processes in Condensed Matter (Monte Estoril, 18-23 Maio 2008) e da 2nd International Conference on Explosive Education and Certification of Skills (Lisboa, Setembro 2011).

 
Orientou estágios curriculares no âmbito de protocolos com a Escola Secundária do Monte da Caparica (ESMC) e Escola Profissional de Setúbal (EPS), foi vogal do júri de avaliação de Memórias de Fim de Curso realizadas por alunos finalistas da Escola Naval e foi co-orientadora de teses de mestrado de alunos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Academia Militar e Instituto Superior Técnico.

 
A comandante Sara Almada é autora, ou co-autora, de 2 livros e diversos artigos científicos publicados em proceedings de conferências ou revistas nacionais e internacionais, com arbitragem científica (https://scholar.google.pt/citations?user=oyBP16MAAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao).
 
É membro do CINAV desde 2010.​