O 1TEN MN Mário António Ferreira Canastro é Mestre em Ciências Militares Navais- ramo Medicina, pela Escola Naval e Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

É Chefe da Unidade de Avaliação Física e Psíquica do Centro Medicina Naval e colabora no serviço de Oftalmologia do Hospital das Forças Armadas desde 2017. Realizou o Internato Médico de Oftalmologia no Centro Hospitalar de Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, tendo concluído o mesmo em Abril de 2017. Foi docente livre da cadeira de Oftalmologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa  entre 2014 e 2017, tendo orientado duas teses de Mestrado de alunos da faculdade nesse período. É Fellow do European Board of Ophthalmology, após aprovação em exame internacional em Paris em Maio de 2017. Colaboradora na secção SPO Jovem da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) desde 2012, tendo desde então organizado e participado em diversos eventos científicos.

Colaborador do Centro de Investigação Naval (CINAV) desde fevereiro de 2019. Frequentou a pós-graduação de Saúde Militar na Escola do Serviço de Saúde Militar. Possui, entre outros, os seguintes cursos: Estágio básico de Medicina do Mergulho, no Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica da Marinha, Advanced Trauma Life Support for Doctors (ATLS) e História da Medicina.

Prestou serviço em diversas unidades navais da Armada durante os últimos 6 anos, realizando missões em território nacional e internacional, como médico responsável pelo serviço de saúde de bordo e participando como Medical advisor do comando.

Atualizado em 10 de fevereiro de 2019