O Comandante Jorge Manuel Moreira Silva nasceu em Bissau a 11 de Setembro 1970.

Tendo frequentado o Instituto Militar dos Pupilos do Exército durante oito anos, ingressou na Escola Naval em 1988. Tornou-se oficial de Marinha em 1993 e especializou-se em Comunicações em 1997.

Tem 10.000 horas de navegação, tendo participado na missão de resgate de cidadãos portugueses durante a guerra civil na Guiné-Bissau em 1998 e cumprido uma comissão de seis meses em Timor-Leste, no conturbado período que se seguiu à ocupação indonésia daquele país. Em terra, entre outras funções, foi formador na Escola de Comunicações da Armada, Director da Estação Ibéria NATO de comunicações por satélite, assessor militar da Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional do Ministério da Defesa Nacional, chefe do J5 da Área de Planos do Comando Conjunto para as Operações Militares e 2.º Comandante da Base Naval de Lisboa.

Entre 2009 e 2012, serviu no NATO Joint Force Command Naples, onde fez parte do estado-maior da operação UNIFIED PROTECTOR (Líbia), e de Janeiro de 2014 a Janeiro de 2015 esteve destacado em Nampula (Moçambique), na missão de cooperação técnico-militar portuguesa com aquele país lusófono.

Ao longo da sua carreira o Comandante Moreira Silva recebeu vários louvores, sendo condecorado com a Medalha de Prata Serviços Distintos, Medalha de Mérito Militar de 2ª e 3ª Classes, duas medalhas de Cruz Naval de 2ª Classe, a Medalha de Ouro de Comportamento Exemplar, a Medalha NATO referente à participação na intervenção militar na Líbia e medalhas comemorativas das comissões em Timor, Guiné e Moçambique.

Foi promovido ao atual posto em 30 de Dezembro de 2021, desempenhando, actualmente as funções de Director do Centro de Avaliação, Certificação e Lições Aprendidas das Forças Armadas.

Entre outras habilitações, é Doutor em História Marítima, tem o Cambridge Certificate of Proficiency in English e o Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana 5 (CELI 5) da Università per Stranieri di Perugia. É membro efetivo da classe de História Marítima da Academia de Marinha, sócio da Revista Militar e membro associado do Centro de Investigação Naval. Entre 2010 and 2012 foi vice-presidente e historiador residente da International Archaeological Association (IAS) em Nápoles.

Palestrante convidado em diversas conferências de História Marítima/Naval e colaborador de várias revistas, entre as quais a Revista da Armada, os Anais do Clube Militar Naval e a Revista Militar, tem já publicados 7 livros (6 trabalhos de investigação e uma obra de ficção histórica) e mais de uma centena de artigos técnicos e cultuais, tendo, ainda, contribuído para dois volumes da História da Marinha, da Academia de Marinha.

Captain Jorge Manuel Moreira Silva was born in Bissau (former Portuguese Guinea) on 11th September 1970.

After finishing High School at "Pupilos do Exército" Military School, He joined the Navy in 1988 and graduated from the Naval Academy in 1993. In 1997 he specialized as a Communications officer.

For about 10 years he served onboard almost every type of warship. During this time he took part on the evacuation of national citizens during the civil war in Guinea-Bissau (1998) and had a six-month deployment in East-Timor right after the Indonesian occupancy (2000).

Between 2000 and 2009 he was an instructor at the Naval Communications School, commander of the NATO satellite communications ground terminal SGT F12, a staff officer at the Portuguese Ministry of Defence, a planning officer at the Portuguese Joint Operational Command and deputy commander of Lisbon Naval Base.

Between 2009 and 2012 he was a staff officer at NATO Joint Force Command Naples, having taken part on NATO's intervention in Libya from March to October 2011, and served one year in Mozambique, from 2014 to 2015, as a military advisor.

Along his career he was awarded several commendations and decorations, including the Distinguished Services Silver Medal, the 2nd and 3rd class Military Merit Medals, two 2nd class Naval Crosses, the Gold Medal for Model Conduct and commemorative medals of his deployments in Guinea-Bissau, Mozambique and East-Timor, as well as a non-Article 5 NATO medal for Operation UNIFIED PROTECTOR.

With his present rank dating from 30th December 2021, he's the Director of the Joint Evaluation, Certification and Lessons Learned Center of the Portuguese Armed Forces.

Among other qualifications, he has a PhD in Maritime History and has the Cambridge Certificate of Proficiency in English and the Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana 5 (CELI 5) of the Università per Stranieri di Perugia. He's a member of the Portuguese Academy for Naval Culture/Science and an associate investigator of the Portuguese Naval Research Centre. Between 2010 and 2012 he was vice-president and resident historian of the International Archaeological Association (IAS) in Naples. He was also invited as a speaker in several conferences and seminars on Maritime History.

He has already published 7 books (six research studies and a novel) and more than 100 technical and cultural articles in several ne

Atualizado em 08 de fevereiro de 2024