Nome completo: Hugo Filipe Diniz Policarpo

Data de nascimento: 26 de maio de 1977

Nasceu em Santarém, Portugal

 

É Professor Auxiliar no Departamento de Ciências e Tecnologia da Escola Naval desde janeiro de 2020 e Professor Auxiliar Convidado na Área Científica de Projeto Mecânico e Materiais Estruturais no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa desde setembro de 2018. Possui Doutoramento em Engenharia Mecânica (concluído com distinção, no IST em 2013) e Mestrado Integrado também em Engenharia Mecânica, na Área de Especialização de Produção (concluído no IST em 2009).

 

É membro integrado do Centro de Investigação Naval, desde janeiro de 2020 e atual coordenador da área de Manufatura Aditiva do CINAVLAB. Possui diversas publicações de artigos científicos em revistas internacionais, em atas de conferências internacionais e uma patente nacional. Participou como investigador, tendo sido responsável de tarefas, em diversos projetos nacionais e internacionais, totalizando um financiamento ~10 M€ desde 2008.

Tem lecionado diversas Unidades Curriculares nomeadamente, Vibrações e Ruído, Desenho e Modelação Geométrica I e II, Mecânica Aplicada I e II, Teoria de Máquinas e Motores Térmicos para as quais tem contribuído com a criação de material pedagógico. A excelência no ensino é sempre um dos focos principais, sendo que desde 2015 tenho sido anualmente distinguido com a classificação de docente excelente nos Questionários de Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares atribuída pelo Conselho Pedagógico do IST aos docentes. Há ainda a referir orientações de mais de vinte dissertações de mestrado assim como diversas participações em provas académicas como arguente e como presidente do júri.

Ao longo da sua carreira, desenvolveu competências transversais nas áreas analítica, numérica e experimental a um nível multidisciplinar que contempla as áreas de: vibrações e ruído; análise modal experimental; projeto e análise estrutural estática/dinâmica; identificação de dano por medição de vibrações; manutenção e gestão da manutenção; gestão de projetos; desenvolvimento de aeronaves (projeto, construção e instrumentação); otimização estrutural e topológica multiobjectivo e em aplicações multidisciplinares; utilização de programas comerciais de modelação geométrica e de elementos finitos, e.g., SolidWorks®/CATIA®/Inventor®, e ANSYS®, respetivamente; na caracterização das propriedades estáticas e dinâmicas de materiais utilizando diferentes metodologias, e.g., "Dynamic Mechanical Analysis" (DMA); desenvolvimento de estruturas "quasi-fonónicas" para o isolamento de vibrações.


Atualizado em 07 de fevereiro de 2024