A Capitão-Tenente Estela Magalhães Parreira é Bacharel em Línguas e Secretariado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, tendo ingressado na Marinha em 1993, prestando serviço no Estado-Maior da Armada durante 10 anos. Entre 2003 e 2015 foi professora e testadora de língua inglesa na Escola de Tecnologias Navais, tendo chefiado o Gabinete de Língua Inglesa desde 2011. Foi docente e Professional Mentor do “Staff Officer Military Terminology Course” na National University of Public Service da Hungria. É palestrante em diversas conferências e seminários internacionais no âmbito do ensino e testagem de línguas estrangeiras. É professora e testadora de Língua Inglesa certificada pela NATO, tendo desenvolvido um curso para professores de inglês da mesma Organização, ministrando esse curso em três Partner Training and Education Centers – Partner Language Training Center Europe - Alemanha, School of Foreign Languages – Eslovénia, e National Military University - Foreign Languages Department – Bulgária.

Atualmente presta serviço na Direção de Formação na Repartição de Tecnologias de Formação. É a responsável pelo projeto de edificação do Departamento de Testagem da Proficiência Linguística da Marinha.