O Guarda-Marinha (GMAR) António Maria Marques Lopes, natural de Tomar, nasceu a 1 de maio de 1999. Ingressou na Escola Naval em 2019, onde concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Militares Navais, na classe de Marinha.


Realizou a sua dissertação de mestrado nas áreas de acústica submarina, processamento de sinal e guerra submarina, intitulada “Deteção Acústica através de Fibras Óticas". No âmbito deste trabalho, integrou o projeto FIBER OPTIC TECHNOLOGY FOR MARITIME AWARENESS AND RESILIENCE (FIBERMARS), tendo participado nos testes realizados em Portugal e na Alemanha nos anos de 2024 e 2025.


É autor de publicações científicas na área de deteção acústica e Distributed Acoustic Sensing (DAS), apresentadas em conferências nacionais e internacionais, tanto no contexto civil como militar. O seu contributo foi distinguido com prémios nas Jornadas do Mar 2025 e no NATO SET-351 RSM.


No âmbito da sua formação naval, realizou estágios de embarque na fragata NRP Álvares Cabral e no navio de patrulha oceânica NRP Figueira da Foz. Em 2025, foi destacado para a fragata NRP Álvares Cabral, onde desempenha atualmente funções como Adjunto do Chefe do Departamento de Operações.



Atualizado em 15 de dezembro de 2025  ​