A Capitão-tenente de Administração Naval Ana Cristina Mendes da Conceição nasceu no Funchal em 28 de Dezembro de 1976.

Ingressou na Escola Naval em 1994 onde concluiu a licenciatura em Ciências Militares Navais, ramo de Administração Naval, em 1999.

Como oficial, começou por ser adjunta do Chefe do Serviço de Abastecimento no NRP Cte. Hermenegildo Capelo durante cerca de um ano. Em outubro de 2000 desempenhou as funções de chefe das Secções de Auditoria Financeira e de Auditoria Patrimonial na Direcção do Apuramento de Responsabilidades.

Em 2003 a então Tenente Conceição foi destacada para o NRP Bérrio onde desempenhou as funções de Chefe do Serviço de Abastecimento.

Terminda a sua comissão de embarque a capitão-tenente Conceição prestou serviço novamente na Direcção do Apuramento de Responsabilidades, no período de 2006 a 2010, como Chefe da Divisão de Controlo Económico e Financeiro. De 2011 a 2014 desempenhou as funções de chefe da Secção de Aquisição de Sobressalentes, na Direcção de Abastecimento. De 2014 até ao inicio do ano de 2019, desempenhou as funções de docência na Escola Naval, tendo em Fevereiro de 2019 regressado à Direcção de Abastecimento para o cargo de chefe do Gabinete de Organização, Controlo e Auditoria, onde desempenha actualmente as suas funções.

Possui diversos louvores e condecorações das quais se destacam uma Medalha Militar de Mérito Militar de 3ª Classe e duas Medalhas Militares da Cruz Naval de 2ª e 3ª Classes.

No seu percurso académico a tenente Conceição conta ainda com uma licenciatura em Gestão de Empresas pela Universidade Autónoma de Lisboa, uma Pós-graduação em Auditoria e Revisão de Contas, um mestrado em Contabilidade e um doutoramento em Contabilidade no ISCTE Business School.

A capitão-tenente Mendes da Conceição vive em Lisboa, é casada e tem dois filhos.

Atualizado em 15 de outubro de 2019