INFUS 2025 - Foto.PNG

Realizou-se a participação na conferência INFUS 2025 - Intelligent and Fuzzy Systems, que este ano teve como tema: ArtificiaI Intelligence in Human-Centric, Resilient & Sustainable Industries, que decorreu na Universidade Técnica de Yıldız (Yıldız Teknik Üniversitesi), em Istambul, nos dias 29 a 31jul de 2025 (https://infus.itu.edu.tr/homepage).


Este é um evento que vai na sua 7ª edição e que junta uma comunidade de académicos associados ao estudo da lógica fuzzy e a sua aplicação aos mais variados setores de atividade. Pela vasta aplicabilidade da lógica fuzzy na melhoria de processos e atividades, poderá ser interessante manter a ligação a esta comunidade. 

Foram apresentados dois artigos científicos, os quais foram objeto de publicação em livro de atas da Springer Nature link, com indexação SCOPUS, conforme seguintes referências: 

• Frias, A., Frias, B., Água, P. (2025). Emerging and Disruptive Technologies: Enhancing Sustainability and Resilience in Logistics and Supply Chain. In: Kahraman, C., et al. Intelligent and Fuzzy Systems. INFUS 2025. Lecture Notes in Networks and Systems, vol 1531. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-98304-7_66

Síntese do artigo:

Este estudo explora como as Tecnologias Emergentes e Disruptivas (EDTs) podem fortalecer a sustentabilidade e a resiliência nas cadeias de abastecimentos e os processos logísticos. Através de uma revisão da literatura, o artigo identifica EDTschave capazes de tornar a logística mais eficiente, sustentável e robusta. A análise destaca os benefícios e limitações da implementação dessas tecnologias. O objetivo final é oferecer insights para profissionais e académicos, visando otimizar processos e garantir a continuidade das operações no futuro. 


• Frias, B., Frias, A., Água, P. (2025). The Role of Intelligent and Fuzzy Systems in Building Resilient and Sustainable Supply Chains. In: Kahraman, C., et al. Intelligent and Fuzzy Systems. INFUS 2025. Lecture Notes in Networks and Systems, vol 1531. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-98304-7_51​.

Síntese do artigo: 

Para prosperar num mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), as cadeias de abastecimentos e a gestão dos processos logísticos precisam ser sustentáveis, resilientes e seguras. Este estudo destaca a importância da lógica fuzzy, para melhorar a tomada de decisão e o desempenho das cadeias de abastecimento. A lógica fuzzy lida com informações imprecisas, otimizando processos como a seleção de fornecedores, a gestão de existências ou a seleção de rotas de transporte. Embora a construção dos modelos seja assentes na lógica fuzzy seja mais exigente, estes oferecem benefícios significativos na gestão da incerteza. A adoção dessas ferramentas contribui para cadeias de abastecimentos mais adaptáveis, eficazes e com vantagens competitivas.


Participantes:

​CFR AN Silva Frias 

(Prof. ASS Pedro B. Água como coautor