Swarm of Biomimetic Underwater Vehicles for Underwater ISR.

Principais Objetivos do Projeto

a) Desenvolver tecnologia e know-how que permita a uma empresa portuguesa alargar a sua oferta de veículos submarinos para incluir veículos biomiméticos.

b) Desenvolver técnicas de aprendizagem por reforço para controlar veículos autónomos submarinos.

c) Desenvolver um simulador de UUV biomimético e ambiente de desenvolvimento para facilitar o desenvolvimento de técnicas de aprendizagem por reforço.

d) Realizar testes e desenvolver conceitos de operação para veículos biomiméticos.

e) Dotar as Forças Armadas de um protótipo de um UUV biomimético que possa ser usado operacionalmente.

f) Identificar mais-valias operacionais deste tipo de sistemas e quais os desenvolvimentos futuros a perseguir.

RELEVÂNCIA PARA A DEFESA

Este projecto é muito relevante para a defesa pois:

a) Os UUV biomiméticos são muito mais silenciosos (logo mais difíceis de detectar) que os sistemas clássicos.

b) Os UUV biomiméticos podem ter maior autonomia que os sistemas clássicos.

c) Os UUV biomiméticos, ao terem movimentos semelhantes a peixes são muito mais difíceis de detectar que os sistemas clássicos.

d) Este projecto irá dotar um dos ramos de um sistema protótipo que poderá ser usado operacionalmente.

3) Este projecto irá permitir estreitar os laços de cooperação entre a Escola Naval (Escola de Ensino Superior Universitário Militar, integrada no futuro Instituto Universitário Militar) com uma das maiores escolas congéneres.

Coordenador do Projeto:

Doutor Bruno Duarte Damas (email: duarte.damas@marinha.pt ; contacto telefónico: 30 32 97 / 210 902 097).