Para o ingresso nos Quadros Permanentes (QP's) da Marinha é estatutariamente necessário o grau de mestre. 

Os oficiais habilitados com o curso de Marinha exercem por excelência o comando dos navios, das unidades em terra e outras funções superiores de comando.

Desempenham também atividades de liderança e gestão de equipas, nas áreas de navegação, comunicações, tática naval e como oficial de quarto, a bordo de navios. 

Outras funções e atividades que podem desempenhar embarcados ou em unidades em terra em Portugal ou no estrangeiro (âmbito NATO, ONU, entre outras organizações):

 - funções de natureza administrativa, executiva e protocolar;

 - comando de forças em operações navais de âmbito nacional e internacional;

 - funções de caráter técnico no domínio da hidrografia, da oceanografia e no âmbito da autoridade marítima, nomeadamente na proteção do ambiente marítimo e das pescas. 

Ao longo da carreira é possível frequentar cursos de especialização, pós-graduação, mestrado ou doutoramento em Portugal e no estrangeiro em áreas de interesse pessoal e da Marinha, como por exemplo: navegação, submarinos, piloto de helicópteros, tecnologias de informação.

O curso tem a duração de 5 anos.

Estrutura Curricular e Plano de Estudos (acede aqui) conforme Despacho do Almirante CEMA nº 2637/2021 (Despacho 2637_2021 (Estrutura curricular mestrados integrados M, EN-MEC, EN-AEL e FZ).pdf)

Dados de Acreditação para Mestrado em Ciências Militares Navais, Especialidade de Marinha | A3ES

Nº de Registo DGES: R/A-Ef 57/2011/AL01

Data de Registo DGES: 05-01-2021