LICENCIATURA + MESTRADO

Este curso é constituído por dois ciclos de estudos (6 anos), a Licenciatura em Engenharia Naval (4 anos) e o Mestrado em Engenharia Naval do ramo de Mecânica (2anos).

Os alunos ingressam na Escola Naval no 1º ciclo de estudos, a Licenciatura em Engenharia Naval.

Aos alunos que concluam com sucesso este ciclo é atribuído o grau de licenciado e prosseguem diretamente para o 2º ciclo de estudos, o mestrado em Engenharia Naval do ramo de Mecânica.

Para ingresso nos Quadros Permanentes (QP´s) da Marinha é estatuariamente necessário o grau de mestre.

Os oficiais habilitados com o curso de Engenharia Naval desempenham atividades de liderança e gestão de equipas nas áreas de operação e manutenção de sistemas de propulsão, outros sistemas mecânicos, sistemas de produção e distribuição de energia e respetivos sistemas de comando e controlo, a bordo dos navios da Marinha.

A bordo dos navios, desempenham ainda funções de oficial de quarto, que inclui atividades de manobra do navio.

Outras funções e atividades que podem desempenhar em Portugal ou no estrangeiro (âmbito NATO, ONU, entre outras organizações Nacionais e Internacionais):

• Dirigir equipas, estudar, inspecionar e executar atividades relativas à manutenção e reparação de meios navais bem como ao projeto de navios e seus sistemas mecânicos, de energia, e respetivo comando e controlo;
  • Funções de natureza administrativa, executiva e protocolar;
  • Funções na Autoridade Marítima com atividades de vistoria técnica a navios, de controlo e combate à poluição e responsabilidades técnicas sobre os meios marítimos e terrestres atribuídos.

Ao longo da carreira é possível frequentar cursos de especialização, pós-graduação, mestrado e doutoramento em Portugal e no estrangeiro em áreas de interesse pessoal e também de interesse para a Marinha Portuguesa. São exemplo os ciclos de estudos na área de engenharia naval e oceânica/naval architecture, manutenção de helicópteros e submarinos.

Plano de Estudos da Licenciatura em Ciências Militares Navais, ramo de Engenharia Naval conforme Despacho do Almirante CEMA nº 3531/2021 (Estrutura curricular e plano de estudos da licenciatura em Ciências Militares Navais, ramo de Engenharia Naval

Dados de Acreditação: Ciências Militares Navais, ramo de Engenharia Naval | A3ES

Nº de registo DGES: R/A-Cr 40/2021

Data de registo DGES: 10-02-2021