LICENCIATURA + MESTRADO

Este curso, com a duração total de 6 anos, é composto por 2 ciclos: uma licenciatura de 4 anos e um mestrado de 2 anos.

Os alunos ingressam na Escola Naval no 1º ciclo de estudos, a Licenciatura.

Aos alunos que concluam com sucesso este ciclo é atribuído o grau de licenciado, prosseguindo então, diretamente, para o 2º ciclo de estudos, o mestrado.

Para o ingresso nos Quadros Permanentes (QP's) da Marinha é estatutariamente necessário o grau de mestre.

Os oficiais habilitados com o curso de Engenharia Naval – ramo Armas e Eletrónica desempenham atividades de liderança e gestão de equipas nas áreas de manutenção de sistemas de armas, sistemas de telecomunicações, radares e outros sensores, veículos não tripulados, bem como de sistemas de comando e controlo e outros sistemas elétricos e eletrónicos, a bordo dos navios da Marinha. Desempenham também funções de oficial de quarto a bordo.

Outras funções e atividades que podem desempenhar em Portugal ou no estrangeiro (no âmbito da NATO, da ONU ou de outras organizações):

- dirigir e executar atividades no âmbito da aquisição, modernização e manutenção de sistemas de armas, telecomunicações, sensores e sistemas de comando e controlo, dos navios e helicópteros da Marinha;

- dirigir e executar atividades no âmbito da manutenção e disponibilização da rede, infraestruturas de comunicações, centros de dados e parque informático da Marinha;

- dirigir e executar atividades de desenvolvimento, manutenção e aquisição de veículos não tripulados e outro material tecnologicamente avançado;

- funções de natureza administrativa, executiva e protocolar.

Ao longo da carreira é possível frequentar cursos de especialização, pós-graduação, mestrado e doutoramento em Portugal e no estrangeiro em áreas de interesse pessoal e da Marinha, como, por exemplo, em tecnologias de informação, em manutenção de navios, helicópteros e submarinos, e em robótica e sistemas autónomos.

Plano de Estudos  do Mestrado em Ciências Militares Navais, ramo de Engenharia Naval conforme Despacho do Almirante CEMA nº 3531/2021 (Estrutura curricular e plano de estudos da Licenciatura em Ciências Militares Navais, ramo de Engenharia Naval)

Dados de Acreditação: Ciências Militares Navais, ramo de Engenharia Naval | A3ES

Nº de registo DGES: R/A-Cr 40/2021

Data de Registo DGES:  10-02-2021