LICENCIATURA + MESTRADO

O curso de Administração Naval confere uma formação científica de base abrangente e adequada à constante evolução do saber e conhecimentos específicos em campos tão variados como a gestão, logística, finanças, contabilidade, economia, direito, contratação pública ou gestão de projetos. O seu cariz multidisciplinar e, ao mesmo tempo especializado, garante uma preparação adequada enquanto militares, marinheiros e gestores do futuro.

O curso é composto por 2 ciclos: Licenciatura + Mestrado.

A licenciatura de 4 anos, no campus da Escola Naval, atribui as necessárias competências militares e marinheira, assim como os conhecimentos técnico-científicos de base necessários à frequência do 2º ciclo.

O mestrado de 2 anos, em colaboração com a NOVA SBE (o 1º ano no campus da NOVA SBE, em Carcavelos, e o 2º ano no campus da Escola Naval), permite conjugar um ensino de excelência de nível internacional em distintas áreas da gestão, com a especialização em áreas fundamentais para o desempenho futuro da profissão.

Para o ingresso nos Quadros Permanentes (QP's) da Marinha é estatutariamente necessário o grau de mestre.

Os oficiais habilitados com o curso de Administração Naval desempenham atividades de liderança e gestão de equipas nas áreas de administração e gestão dos recursos materiais e financeiros a bordo dos navios e unidades em terra da Marinha. Podem igualmente desempenhar funções em diferentes organizações nacionais e internacionais, assim como participar em missões de organizações como a NATO, ONU ou Cooperação no Domínio da Defesa com países amigos.

Para além das funções técnicas, estão habilitados a exercer as funções de oficial de quarto a bordo, operando os navios da nossa Marinha.

Ao longo da carreira, é possível frequentar cursos de especialização, pós-graduação, mestrado ou doutoramento, em Portugal e no estrangeiro, em áreas de interesse pessoal e da Marinha

Plano de estudos da Licenciatura em Ciências Militares Navais, Ramo de Administração Naval conforme Despacho do Almirante CEMA nº 10853/2020 (Despacho 10853_2020 (Plano estudos licenciatura em CMN - ramo Adm. Naval).pdf)

Dados de Acreditação: Ciências Militares Navais, ramo de Administração Naval |A3ES

Nº de registo DGES: R/A-Cr 32/2020