DADOS GERAIS

Registo na DGES n.º R/A-Cr 24/2014
Ciclo de Estudos acreditado pela A3ES

DESCRIÇÃO
O acesso à informação e a protecção das comunicações num mundo global e fortemente baseado nas tecnologias são reconhecidamente determinantes para o progresso económico e social, e a soberania dos Estados. Portugal, como membro da OTAN e da União Europeia vai constituir em breve, como resulta das normas que o obrigam no plano internacional, um Centro Nacional de Cibersegurança em cumprimento da estratégia nacional para o Ciberespaço. O desenvolvimento deste projecto e correspondentes concretizações, nomeadamente no que tange à organização das infraestruturas críticas, exige um conjunto de profissionais qualificados quer no plano técnico quer nos planos académico e científico.
O curso de mestrado em Segurança de Informação e Direito no Ciberespaço é uma iniciativa conjunta do Instituto Superior Técnico e da Faculdade de Direito, da Universidade de Lisboa, e da Escola Naval, que visa  proporcionar uma formação científica especializada nesta área multidisciplinar apoiada na complementaridade das valências das três instituições, reforçando a articulação entre teoria, prática e investigação nestes domínios, e contribuir assim para dotar o país das competências necessárias para enfrentar os desafios que se colocam.

Gabinete de Estudos Pós-Graduados da Escola Naval
email: posgraduacoes@marinha.pt