A Escola Naval oferece aos seus alunos infraestruturas modernas e cómodas que facilitam o seu percurso académico e proporcionam um vasto leque de atividades e oportunidades.

1 - ALOJAMENTOS
O Internato Novo e Velho são as infraestruturas que alojam os cadetes. Com capacidade para cerca de 320 alunos, o internato divide-se em várias camaratas, equipadas com: camas, roupeiros, arrumos, mesas de -cabeceira, WC, sala de estudo e uma zona de lazer.
Ambos os Internatos põem ao dispor dos cadetes Internet Wireless.

2 - MESSE
A messe é o espaço onde os cadetes tomam as suas refeições diariamente (três refeições, dois suplementos) e onde se realizam eventuais cerimónias. Está preparada para receber cerca de 360 pessoas e oferece um menu variado e equilibrado.

3 - BAR/SALA TV
O bar é constituído por uma zona de cafetaria e um espaço de lazer e convívio que coloca ao dispor dos cadetes um sistema audiovisual equipado com canais cabo. O conforto é uma das grandes qualidades deste espaço.

5- SALA DE JOGOS
Equipada com mesa de Bilhar e ping-pong esta é uma das salas onde os cadetes podem ocupar os seus tempos livres.

6- BIBLIOTECA
Neste espaço, recente e adequado, encontramos três zonas distintas: uma reservada à leitura, outra com equipamento informático e ainda a área destinada às publicações. Incumbe à Biblioteca facultar aos alunos, professores e outros oficiais os livros, publicações periódicas e outras espécies bibliográficas destinadas a ampliar a sua cultura geral e profissional.

7- SALAS DE ESTUDO
Local reservado aos alunos da Escola. Destina-se a proporcionar as condições ideais para um bom estudo.

8- PAVILHÃO DESPORTIVO
O Pavilhão multiuso disponibiliza um campo preparado para a prática de diversas modalidades e uma sala de musculação e treino físico geral. É um dos espaços de apoio ao Serviço de Educação Física.

9- PISCINA
Esta é uma das infraestruturas mais singulares na aprendizagem desportiva, sendo que a Natação é uma das principais modalidades praticadas na Escola Naval.

10- CANTINA

11- LAVANDARIA

12- BARBEARIA
14- SALAS DE AULA E ANFITEATROS
As Salas e Anfiteatros da Escola estão adaptadas e equipadas de acordo com as necessidades académicas e tecnológicas das disciplinas lecionadas.
15- ATM
16- LABORATÓRIOS
A Escola está equipada com laboratórios modernos e de qualidade, preparados para dar apoio aos projetos de investigação desenvolvidos pelo corpo docente e discente. Estes laboratórios são também utilizados como suporte nas aulas práticas.
17- SERVIÇOS DE SAÚDE
Os alunos têm ao seu dispor um serviço de saúde permanente, constituído por um Enfermeiro e um Médico.
18- MUSEU ESCOLAR
O Museu da Escola Naval foi uma aspiração da Marinha, que transitou do séc. XIX, como atestam os vários documentos registados. Com efeito o diploma de reforma da Escola Naval de 1887, ao enumerar os estabelecimentos que desta deviam fazer parte integrante, já se referia a um Museu constituído por medalhas, instrumentos, desenhos e antiguidades navais que, pelo menos em projeto, já existia.
Para as instituições militares e marítimas de uma nação como Portugal, nunca é demasiado o culto pelas suas tradições; tal culto justifica a persistência na ideia deste Museu criado pelo decreto nº 36000 de 26 de novembro de 1946 em consequência de proposta apresentada ao Conselho Escolar em 5 de abril de 1946, pelo então 1º Comandante desta Escola, Capitão de mar e guerra José Filipe Castela.
Regista a história factos que são o orgulho da nossa gente do mar, mas os documentos de qualquer espécie que sejam: livros, fotografias, troféus, medalhas, etc., dando mais vida e como que materializando os factos passados, melhor recordam os homens de hoje, os grandes exemplos dos de ontem e melhor inspiram os novos alunos desta Escola ao mostrarem-lhe, tangivelmente, o que foram os velhos no zelo pelo serviço da Marinha, no bem servir da Pátria.