O comandante Vítor Fernando Plácido da Conceição nasceu em França, em 1970. Ingressou na Escola Naval em setembro de 1989, concluindo a sua licenciatura em Ciência Militares Navais em 1994.
Quando embarcado, foi de Adjunto do Navegador no NRP Álvares Cabral (1994-97), participando em dois Operacional Sea Training (1994, 1997) e na Operação SHARP GUARD (1995). Foi navegador do N.R.P. Sagres (2000-02), comandante da lancha de fiscalização NRP Águia (1997-99) e da corveta NRP Baptista de Andrade (2012-14).
Em terra exerceu as funções de Ajudante de Ordens do Chefe do Estado-Maior da Armada (2002) e de Ajudante de Campo do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (2002-06). No Instituto Hidrográfico (2007-12) foi Adjunto do Chefe da divisão de Navegação para a Segurança Marítima e para os sistemas e métodos de navegação. Foi também vogal da comissão do Domínio público marítimo (2007-09). Entre 2007-12 foi delegado nacional na IALA, no comité técnico das Ajudas à Navegação e no comité da eNavigation.
Frequentou diversos cursos de formação, destacando-se a especialização em Navegação e o curso geral Naval de Guerra. Em 2011 conclui, com distinção, o Mestrado em Tecnologias de Navegação, na Universidade de Nottingham, tendo sido agraciado com o prémio do Royal Institute of Navigation. Realiza atualmente o doutoramento no domínio dos fatores humanos na navegação marítima, na Universidade técnica de Chalmers (Gotemburgo, Suécia).
É investigador associado do CINAV, tendo sido subdiretor entre 2020 e 2022. Autor e coautor de diversos artigos e comunicações científicas, apresentado em conferências nacionais e estrangeiras, nomeadamente nas Jornadas de Engenharia Hidrográfica, IALA Conference, no Royal Institute of Navigation (RIN), Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE), Human Factors and Ergonomic Society (HFES) e Marine Navigation and Safety of Sea Transportation.
Foi professor de Navegação, sistemas de navegação e segurança da navegação na Escola Naval desde 2014. Participou como orientador e membros de júri de diversas dissertações de mestrado em Ciências Militares Navais e em Pilotagem. Em dezembro 2022 assumiu o cargo de diretor de Ensino da Escola Naval.
Ao longo da sua carreira foi alvo de vários louvores, tendo sido agraciado com a Medalha Militar de Serviços Distintos grau Prata, a Medalha Militar de Mérito Militar de 3ª Classe, Medalha Militar da Cruz Naval de 2ª e 3ª classe, a Medalha de Comportamento Exemplar grau Prata e a Medalha da Organização do Tratado do Atlântico Norte – Artigo V.