​O Capitão Tenente Mário Rui Monteiro Marques nasceu em Lisboa, em 1977 e ingressou na Escola Naval em outubro 1995 tendo concluído o curso de Engenharia em Armas e Eletrónica em 2000 após estagio no N.R.P. "Vasco da Gama".

Completou diversos cursos e estágios na Marinha e no estrangeiro tais como:  Master of Science in Electrical Engineering and a Master of Science in Electronic Warfare com distinção na Naval Postgraduate School, Monterey USA, Postgraduate Certificate & Diploma in Information Security, System Administrator, Information Systems Security Professional, Information System Security Officer, Interconnecting Cisco Network Devices, Designing for Cisco Internetwork Solutions, Project Manager (PMBOK), ITIL Foundations (Information Technology Infrastructure Library.

Em Unidades Navais, foi Oficial de Quarto e Chefe de Serviço de Eletrotecnia do N.R.P. "Pereira D’Eça” entre outubro 2000 e novembro 2002 e do N.R.P. "João Roby" entre novembro 2002 e outubro de 2003, Chefe de Departamento de Armas e Eletrónica do N.R.P. "Vasco da Gama" entre março 2012 e outubro de 2013.

Em terra foi Chefe do Núcleo de Deteção e Identificação onde era responsável por toda a formação lecionada em: equipamentos radar (radares de navegação, de aviso combinado e guerra eletrónica), equipamentos de ajuda á navegação (odómetro, anemómetro, GPS, girobussula), equipamentos de comunicações (rádios de VHF, UHF e HF, Sistema integrado de comunicações), equipamentos acústicos (sonar e sonda) na Escola de Tecnologias Navais de outubro de 2003 a dezembro de 2005, foi Chefe da Secção de Transmissões na Direção de Tecnologias de Informação e Comunicação onde era responsável dos parques de antenas de transmissão e receção, da rede de rádios VHF, UHF, HF da rede AIS da rede radio-link e de todos os sistemas de CCTV e controlo de acessos na Marinha entre julho 2008 e outubro de 2010. Mais tarde foi Chefe da Divisão de Sistemas de Comunicações na Direção de Tecnologias de Informação e Comunicação onde era responsável pela rede (rooting/ switching), pela rede de telefones IP, pela rede tradicional telefónica, pelos parques de antenas de transmissão e receção, pela rede de rádios VHF, UHF, HF, pela rede AIS pela rede radio-link e por toda a infra-estrutura de cabo e fibra ótica da Marinha entre maio de 2011 e março 2012. Desde outubro de 2013 que se encontra na Escola Naval como investigador do Centro de Investigação Naval (CINAV) e docente das unidades curriculares de Radares, Sistemas de Controlo Automático, Sistemas de Armas, Comunicação de Dados e Redes de Computadores e Segurança da Informação nas Organizações.

Ao longo da sua carreira foi agraciado com as seguintes Medalhas: 2 Militares da Cruz Naval de 3ª Classe; Militar de Comportamento Exemplar Prata.

O Engenheiro Monteiro Marques é casado com Ana Isabel Marques e tem 2 filhos, Martim e Mariana, com 7 e 5 anos, respectivamente.​

Atualizado em 05 de fevereiro de 2019