O Capitão-de-mar-e-guerra engenheiro naval do ramo de armas e eletrónica Fernando Jorge Ribeiro Correia é licenciado em Ciências Militares Navais, na vertente de Engenharia Naval do ramo de Armas e Eletrónica, pela Escola Naval, tendo terminado a sua licenciatura em outubro de 1991. Em fevereiro de 2000 obteve o grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e em 2010 obteve o grau de Doutor em Engenharia Informática e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico.

Durante a sua carreira naval, esteve embarcado na NRP Honório Barreto e na NRP Alvares Cabral, onde desempenhou a função de Chefe do Serviço de Eletrotecnia e de Chefe do Serviço de Armas. Após ter desembarcado, prestou serviço na Divisão de telecomunicações da Direção de Infraestruturas e na Direção das Tecnologias de Informação e Comunicação e posteriormente na Direção de tecnologias de Informação e Comunicação, onde foi responsável pela manutenção da rede de comunicações da Marinha.

No período de 2004 a 2009 prestou serviço no Departamento de Manutenção da Direção de Navios, onde foi responsável pela manutenção de diversos sistemas instalados a bordo dos navios da Marinha Portuguesa, tais como, sistemas de armas, de comunicações, ajudas à navegação, entre outros.

O CMG Fernando Correia foi docente na Escola Naval, coordenador do ciclo de estudos do curso de Engenharia Naval do ramo de Armas e Eletrónica, e coordenador do mestrado em Segurança da Informação e Direito no Ciberespaço no período de 2009 a 2016.

Entre 2016 e 2019, prestou serviço no Quartel-General da NATO (HQ) em Bruxelas, nas funções de Data Link Support Staff e vice-Chair of Tactical Data Link Capability Team, no NATO HQ Command, Control and Consultation Staff (NHQC3S).

Entre outubro de 2019 e junho de 2023, prestou serviço no Estado-maior-general das Forças Armadas, na Divisão de Planeamento Estratégico Militar onde exerceu as funções de chefe da Repartição de Doutrina, Organização e Métodos.

Desde de junho de 2023 é docente do Departamento Cientifico e Tecnológico da Escola Naval.

Formação académica e profissional

O CMG EN-AEL Fernando Correia é doutorado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa

Informação pessoal

O CMG EN-AEL Fernando Correia é casado e pai de dois filhos.

Atualizado em 08 de fevereiro de 2024