ALDINO MANUEL DOS SANTOS DE CAMPOS (CFR EH RES) nasceu a 10 de dezembro de 1967, em Lisboa. É licenciado em Ciências Militares Navais - Marinha, pela Escola Naval (1992). Exerceu funções em diversos navios da esquadra até 1995, altura em que destaca para o Instituto Hidrográfico e conclui a especialização em hidrografia e oceanografia (1996). Exerceu funções como hidrógrafo em diversas missões hidrográficas e geodésicas no continente e nas regiões autónomas (1996-1999). Entre 1999 e 2001 frequenta o curso de Master of Engineering in Geodesy and Geomatics Engineering, na Universidade de New Brunswick, Canada, tendo concluído os seus estudos na área da gestão da informação geo-espacial. Regressa ao Instituto Hidrográfico e conclui o curso de Engenheiro Hidrógrafo no Centro de dados Técnico-Científico. Participa nos Grupos de Trabalho das Bases de Dados da Plataforma Continental como coordenador da componente da gestão dos dados georreferenciados (2003-2004).

Frequentou com aproveitamento o Curso Geral Naval de Guerra no Instituto Superior Naval de Guerra (2003-2004).

Entre 2004 e 2006 desenvolveu a sua atividade como analista de dados espaciais com especial incidência na área da gestão de dados batimétricos, acumulando com atividade de docência na Escola de Hidrografia e Oceanografia e Escola Naval. Foi ainda professor convidado do curso de Engenharia Geográfica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, disciplina de hidrografia, e colaborador externo na Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).

Em 2007 inicia funções de coordenador do Gabinete de Geomática da EMEPC assessorando as áreas dos Sistemas de Informação Geográfica, hidrografia e geodesia no processo de Extensão da Plataforma Continental de Portugal. Conclui doutoramento em Engenharia do Território, no Instituto Superior Técnico, na área científica do processo de extensão da plataforma continental (2009).

É docente da Escola Naval, desde 2009 das disciplinas de Sistemas de Informação Geográfica, de Elementos de Informação Geográfica e de Gestão da Informação Geo-Espacial. Colabora também (desde 2010), como docente convidado no International Summer School GISlands (Universidade dos Açores).

É consultor sénior para a área dos espaços marítimos da Comissão Interministrial para a delimitação e Demarcação dos Espaços Marítimos de Angola (2010) e do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor (2012).

Desempenhou as funções de Adjunto do Responsável da EMEPC desde 1 de novembro de 2012, tendo sido Responsável dessa Estrutura de Missão entre outubro de 2013 e maio de 2016.

Professor catedrático convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2017), sendo também aluno do doutoramento em Relações Internacionais na Faculdade de Ciências Socais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigador no Centro de Investigação Naval (CINAV) e do Instituto Português de relações Internacionais (IPRI). Em junho de 2017 é eleito em Assembleia de Estados-partes da CNUDM para o cargo de membro da Comissão de Limites da Plataforma Continental das Nações Unidas no mandato de 2017-2022.

Atualizado em 21 de junho de 2018