Habilitações Académicas
2003- Doutoramento em Análise de Dados Multivariados. Universidade de Salamanca, (Departamento de Estadística)
Classificação final: Sobresaliente Cun Laude.
2002- Suficiência Investigadora. Universidade de Salamanca
1985- Mestrado em Estatística e Investigação Operacional, Faculdade de Ciências de Lisboa.
(classificação final: Muito Bom)
1978- Licenciatura em Matemáticas Aplicadas, Faculdade de Ciências de Lisboa
(classificação final: 16)
1968- Curso de Engenheiro Maquinista Naval, Escola Naval
(classificação final 16)

Outras habilitações:
Curso de Programação em Linguagem ADA, pela UNINOVA / Universidade NOVA de Lisboa
1978- Curso Geral Naval de Guerra, pelo Instituto Superior Naval de Guerra (Marinha)
1978- Defense Resources Management Course, Defense Resources Management Center-Monterrey.​

Experiência profissional (Síntese)
2009 - Integra, desde Março de 2009 o CENTEC – Centro de Engenharia e Tecnologia Naval , do Instituto Superior Técnico.
2007- Co-Orientador da Tese de Doutoramento de Luís Agonia Pereira, na Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências Humanas)
2006- Coordenador do Projecto MECPAB e Professor de Fiabilidade na Escola Naval.
2005- 2006– Orientador da tese de mestrado de Luís Agonia Pereira, na Universidade Católica Lisboa
1994-2006 – Professor de Métodos Quantitativos de Gestão no Instituto Superior Naval de Guerra (ISNG) e no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM)
1996 – 2006 – Professor das disciplinas de Probabilidades e Estatística dos cursos de Engenharia e de Estatística Aplicada à Psicologia do Curso de Psicologia da Universidade Independente de Lisboa.
1999 - 2003 – Estudos na Universidade de Salamanca relacionados com o Doutoramento em Análise de Dados Multivariados.
1991 - 1995 – Consultor de Estatística e Informática na Universidade Aberta (Instituto de Pedagogia e Avaliação) e, no mesmo período, professor de Estatística no Instituto de Superior de Línguas e Administração (ISLA) de Lisboa.
1964-1991- Carreira naval no activo como Engenheiro Maquinista Naval da Marinha Portuguesa.​

O signatário é Oficial da Marinha Portuguesa, na situação de Reserva desde 1991, estando eminente, nesta data, a passagem à situação de Reforma.
Como Engenheiro Maquinista Naval, esteve muito ligado a tarefas de gestão da manutenção e logística do material da Marinha, destacando-se dessa actividade a criação do Sistema de Recolha e Tratamento de Dados (SRTD) da Marinha Portuguesa, uma participação intensa na concepção e desenvolvimento do Sistema de Gestão de Material (SGM) da Marinha e primeiro chefe e iniciador da Base de Dados de Material da Marinha.
É ainda como Oficial da Marinha no activo, seguindo una vocação antiga e também por necessidades do serviço, que obtém a Licenciatura em Matemáticas Aplicadas e o Mestrado em Estatística e Investigação Operacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Depois de abandonar o serviço activo da Marinha, funda a firma INFORGEP que se dedica à consultoria em informática e estatística e ao desenvolvimento de software para ensino.​