A Primeiro-tenente Sandra Campaniço Cavaleiro ingressou na Marinha em 2005, após a conclusão da licenciatura em Química, ramo Científico, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Desempenhou funções no Instituto Hidrográfico (na Divisão de Química e Poluição do Meio Marinho, entre 2005 e 2009, e no Gabinete de Qualidade, entre 2014 e 2016), Direção de Navios, Escola Naval, Direção de Pessoal e, atualmente exerce funções na Superintendência do Pessoal, como Chefe do Gabinete do Sistema de Gestão de Recursos Humanos da Marinha. É, igualmente, membro associado do Centro de Investigação Naval.
A Tenente Campaniço Cavaleiro é pós-graduada em Gestão Integrada de Sistemas – Ambiente, Qualidade, Segurança e Responsabilidade Social (2011) e em Gestão de Recursos Humanos (2013), Mestre em Biologia e Gestão de Recursos Marinhos (2008), Mestre em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos (2015) e doutorada em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos (2020), ambos pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Possui ainda o Curso de Promoção a Oficial Superior – Marinha.
Possui diversas publicações e comunicações a nível nacional e internacional, na área da gestão de pessoas e comportamento organizacional. Recebeu uma menção honrosa no 1º escalão da área de Sociologia e Comportamento Organizacional nas Jornadas do Mar 2014, o Prémio “Marinha Portuguesa” (prémio conjunto da Marinha Portuguesa e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) (2016) e o Prémio “Mérito Científico em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos” (prémio do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) (2019).
Orientou também teses de mestrado integrado em Ciências Militares Navais e um trabalho de investigação individual do Curso de Promoção a Oficial Superior – Marinha, assim como vários estágios de licenciatura em Recursos Humanos e Administração Pública.
Os seus principais interesses de investigação são a simulação, o desenvolvimento de competências através de treino simulado, a aplicação do coaching ao treino de equipas em contexto militar e a relação trabalho-família e os seus efeitos sobre o indivíduo. A sua tese de doutoramento intitulou-se “Edificação do conceito de Bridge Resource Management no contexto operacional da Marinha Portuguesa”.
A Primeiro-Tenente Sandra Campaniço Cavaleiro é casada e tem um filho.
Link perfil Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-1541-9643
Atualizado em 19 de março de 2021