Pedro Borda de Água

É doutor em Engenharia e Gestão pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e Mestre em Engenharia Eletrotécnica pela mesma instituição. Concluiu o Executive MBA AESE e IESE Business School em 2005. Frequentou diversas Escolas de Negócios e Universidades internacionais como sejam a HEC Paris, CASS Business School, London Business School, ESADE, Universidade Politécnica da Cataluna, UCL-University College of London. É licenciado Ciências Militares Navais, com o Curso de Engenheiros Navais de Armas e Eletrónica, pela Escola Naval.

Foi Oficial da Marinha de Guerra Portuguesa, onde chefiou departamentos a bordo de navios de guerra. Foi também diretor de curso e instrutor naval.

Posteriormente desempenhou diversas funções em empresas do sector das telecomunicações, desde gestor de projetos e programas, até responsável pelo desenvolvimento de estratégias de novos negócios baseados em tecnologias emergentes. De 2013 a 2018 foi Gestor Sénior da Aker Solutions UK, empresa tecnológica e de engenharia para a indústria petrolífera offshore, tendo sido responsável pela liderança e gestão de equipas multinacionais em Londres, Aberdeen e Oslo.

Fez parte da direcção da AFCEA Portugal entre 2021 e 2022, e é representante nacional no STO, NATO.

Atualmente é Subdiretor e investigador do CINAV, e é docente do Departamento de Humanidades e Gestão na Escola Naval.

Os seus interesses

É um interessado por pensamento sistémico e decisão, politica de empresa, estratégia tecnológica e industrial de defesa.

Publicações

É autor de artigos e publicações em áreas relacionadas com gestão geral e política de empresa.

Atualizado em 09 de Fevereiro de 2014