O Capitão-fragata (CFR) Pedro Miguel Costa Caetano, nasceu em Santarém, Portugal, em 24 de abril de 1978, e entrou na Escola Naval em 1998, terminando em 2004.

Entre 2004 a 2005, exerceu funções de Oficial Navegador, de Comunicações e de Artilharia no NRP Cuanza e desde 2005 a 2006, exerceu funções de Oficial Imediato, também no Patrulha NRP Cuanza. Durante este periodo de tempo, conduziu diversas missões na Zona Económica Exclusiva, nomeadamente em Portugal continental e arquipélago da Madeira.

Desde 2006 a 2008, foi escolhido como Comandante da Lancha de Fiscalização Rápida NRP Centauro. Durante este periodo de tempo, conduziu diversas missões na Zona Económica Exclusiva, nomeadamente em Portugal Continental.

Entre 2008 a 2010, foi Oficial Imediato da Corveta NRP Baptista de Andrade. Durante este periodo de tempo, conduziu diversas missões na Zona Económica Exclusiva,  nomeadamente em Portugal continental e arquipélago dos Açores. Também conduziu missões e exercicios internacionais, designadamente em Cabo Verde, com a missão Mar Aberto, em Italia e Espanha, nos exercicios Italian e Spanish Minex respetivamente.

Após a especialização em Artilharia em 2010, no período de 2011 a 2014, exerceu as funções de Above Water Warfare Officer na Fragata NRP Vasco da Gama. Conduziu diversos exercícios e missões nacionais e internacionais, incluíndo a operação Manatim, de Evacuação de Não-Combatentes na Guiné-Bissau. Ainda neste período de tempo, exerceu em diversas ocasiões a tarefa de professor na area de Above Water Warfare, no Centro Integrado de Treino e Avaliação Naval (CITAN) e também participou no grupo de trabalho que elaborou e desenvolveu o novo ATP-94 (Harbour Protection).

Desde 2014 a 2015, exerceu as funções de Oficial de Operações da Força Naval Portuguesa (PRTMARFOR). Nesse ano operacional, planeou e conduziu diversos exercicios nacionais, incluíndo exercícios organizados pelo Comando Naval, pela Força Aérea Portuguesa e pelo Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM).

Universitário Militar (IUM), regressou ás funções de oficial de operações da Força Naval Portuguesa até janeiro de 2017. Seguidamente, assumiu as funções de Chefe da Seção das Operações Maritimas do Comando Naval até agosto de 2017. Finalmente, desde agosto de 2017 até junho de 2019, foi designado como responsável da Célula de Acompanhamento, Aconselhamento e Defesa (AAD) da navegação mercante, de pesca e de recreio de bandeira portuguesa, vulgarmente conhecida por Naval Cooperation and Guidance for Shipping (NCAGS) and Allied Worldwide Navigational Information System (AWNIS), no Comando Naval. Neste mesmo período, colaborou igualmente com o Centro de Investigação Naval, da Escola Naval, em diversos projetos científicos, nacionais e internacionais, no âmbito do desenvolvimento do Conhecimento Situacional Maritimo, sob a égide da segurança marítima, projetos esses sob coordenação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e da União Europeia (UE).

Desde 08 de julho de 2019 até 29 de setembro de 2021, foi escolhido como Comandante do NRP João Roby, onde desempenhou diversas missões na Zona Económica Exclusiva, em Portugal continental e na Zona Marítima dos Açores, no ambito do salvamento e segurança marítima. Presentemente assume as funções de Adjunto aos Planos no Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM) das Forças Armadas Portuguesas.

Durante a sua careira como militar, o Capitão-fragata Costa Caetano, completou diversos cursos no âmbito da Marinha Portuguesa, uma licenciatura em Ciências Militares Navais e um mestrado também em Ciências Militares Navais na Escola Naval, uma pós-graduação e um mestrado em História Marítima na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Presentemente é doutorando do Doutoramento em Ciências Militares no Instituto Universitário Militar.

De igual modo, foi agraciado com diversas condecorações, incluindo a medalha de Mérito Militar de 2ª e 3ª Classe, Cruz Naval 2ª classe, entre outras. Presentemente, é casado com a Dra. Judite Ferreira com um filho em comum e possui morada em Lisboa.

Atualizado em 08 de fevereiro de 2024