O Capitão-de-Fragata (CFR) Paulo Alexandre Marques Pires da Silva, nasceu em Janeiro de 1971 em Lisboa. Entre 1989 e 1994 fez a Licenciatura em Ciências Militares-Navais, classe de Engenheiros Navais – Ramo de Mecânica na Escola Naval.

Entre 2000 and 2002 efetuou o programa de Master of Science in Naval Architecture na University College London, grau que atingiu com distinção. Ainda em 2002 fez uma Pós-Graduação em Submarine Design pela University College London.

Frequentou o Curso de Geral Naval de Guerra em 2005/2006.

Atualmente encontra-se a frequentar o programa de Doutoramento em Engenharia Naval e Oceânica no Instituto Superior Técnico.

O CFR Pires da Silva ingressou nos quadros da Marinha como Guarda-Marinha em 1994, embarcou em navios das classes “Vasco da Gama” e “João Belo” e desempenhou vários cargos na Direção de Navios, no Departamento de Manutenção e Departamento de Estudos, atualmente Departamento da Plataforma.

Entre 2009 a 2013 integrou a Missão de Acompanhamento e Fiscalização – Lanchas de Fiscalização Costeira e o projeto de musealização do Ex-NRP Albacora.

Atualmente é docente de Arquitetura Naval, Órgãos de Máquinas e Máquinas Marítimas na Escola Naval.

Participou em várias conferências e seminários, sendo autor de diversos artigos sobre; Performance da Manobra de Meios Navais, Performance Estruturas Navais, Estruturas de Superfícies de Controlo, Desmantelamento de Navios e Plataformas para as Operações no Litoral.

Para além de outras atividades cívicas, o CFR Pires da Silva foi Membro da Direcção do Clube Militar Naval, membro da Comissão Consultiva Permanente de Oficiais da Armada no biénio 2008-2009 e membro Conselho de Classes de Oficiais da Armada no biénios 2009-2010, 2013-2014, 2016-2017.

Ao longo da sua carreira foi agraciado com diversos louvores e medalhas, nomeadamente a Medalha Vasco da Gama como melhor professor da Escola Naval no ano letivo 2014-2015.

É casado com a Dra. Paula Cristina Medeiros Clamote, e tem uma filha, Camila de Medeiros Clamote Pires da Silva. Tem como outros interesses; gestão e administração, tecnologias de informação, história, desporto.

Atualizado em 18 de janeiro de 2019