Manuel de Jesus Carrasqueira, Doutor em Engenharia Industrial, Mestre em Engenharia dos Materiais e Licenciado em Ciências Militares Navais, ramo Engenharia Mecânica, possui mais de 20 anos de experiência em Investigação, Inovação, Consultoria, Auditoria e Formação nos domínios da Qualidade, Ambiente, Segurança, Logística e Manutenção para várias dezenas de Organizações com particular relevo para o setor marítimo-portuário.

No âmbito do Sistema Português da Qualidade é expert da CT 195 e liaison officer junto da ISO, no âmbito da ISO 28000 e coordenador da consolidação da tradução para Portugal desta norma, sendo ainda o Secretário da CT 213 e vogal efetivo da CT 42.

Investigador da UNL/FCT e Escola Naval, foi ainda professor da Escola Naval (2001/2011), bem como professor e investigador da Universidade Lusófona (2011/2014).

Expert da UE na avaliação de projetos de IDI e avaliador de projetos de IDI do Portugal 2020, exerce funções de coordenação de projetos de IDI no âmbito da Engenharia e Gestão Industrial e Marítima como o GISAMP, o MarLEM e o CSP/SSP.

Ao serviço da Marinha (1981/2011) exerceu diversas funções, destacando-se a chefia do gabinete de Engenharia Logística da Direção de Navios, Chefe de Gabinete e Formador da Escola de Limitação de Avarias e chefe de serviços de máquinas a bordo de navios da Marinha. Os últimos 10 anos ao serviço da Marinha foram passados como docente e investigador da Escola Naval / CINAV.

Atualizado em 11 outubro de 2019