​O Comandante Bessa Pacheco nasceu em Lisboa, em 1969 e ingressou na Escola Naval em 1987, tendo concluído a licenciatura em Ciências Militares Navais, classe de Marinha, em 1992.

Especializou-se em Hidrografia, é Master of Engineering in Surveying Engineering pela Universidade de New Brunswick (Canadá), é Mestre em Sistemas de Informação Geográfica pelo Instituto Superior Técnico, é Engenheiro Hidrógrafo pelo Instituto Hidrográfico, e efetuou o Curso Geral Naval de Guerra no Instituto Superior Naval de Guerra.

Esteve embarcado na fragata Álvares Cabral, que integrou a Força Naval Permanente da NATO em 1992, e comandou a lancha de fiscalização Açor. Realizou diversas missões técnico-científicas a bordo de navios e lanchas hidrográficas. De 2009 a 2011 comandou o navio hidrográfico Almirante Gago Coutinho.

Em terra, prestou serviço no Instituto Hidrográfico onde desempenhou funções de adjunto do Chefe da Divisão de Oceanografia, adjunto do Chefe do Centro de Dados Técnico-Científicos, tendo posteriormente chefiado este Centro por um período de cerca de 5 anos. Foi, durante 5 anos, vogal da Comissão do Domínio Público Marítimo e Professor na Escola Naval de diversas disciplinas na área dos Sistemas de Informação Geográfica. De 2003 a 2009 foi investigador na Unidade de Engenharia e Tecnologia Naval do Instituto Superior Técnico. Desde 2001 é professor auxiliar convidado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Desde 2004 faz parte de comissões científicas de conferências no âmbito da cartografia, geodesia, hidrografia, engenharia hidrográfica e oceanografia. Tem cerca de 50 artigos publicados em revistas de especialidade e atas de congressos nacionais e internacionais. É membro da Ordem dos Engenheiros, da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Academia de Marinha.

Foi promovido ao posto de Capitão-de-fragata em 2009 e desde 2011 exerce funções na Divisão de Planeamento no Estado-Maior da Armada.