Nome completo: Jorge Miguel Marcelino Ruivo

Data de nascimento: 02 de fevereiro de 1978

Nasceu em Lisboa

 

É Oficial da Marinha Portuguesa, na Classe de Engenheiros Navais Ramo de Mecânica.

Licenciado pela Escola Naval em Engenheiro Naval – Ramo de Mecânica e pós-graduado em Segurança e Higiene no Trabalho, tem ainda formação específica nas áreas de competências académicas e científicas, de gestão de projeto, contratação pública e treino desportivo. Frequenta o Programa Doutoral em Engenharia Industrial com uma tese no domínio da manutenção naval 5.0, tendo já publicado e apresentado o seu trabalho em diversas conferências internacionais.

Possui ampla experiência como Chefe dos Serviços de Mecânica, Limitação de Avarias e Eletrotecnia, embarcado em navios de superfície e em submarinos, e na Esquadrilha de Submarinos. Teve um papel fundamental na transição dos submarinos da Marinha para a atual Classe Tridente, como Engenheiro a bordo do primeiro navio da Classe, e posteriormente na Esquadrilha de Submarinos, na chefia do 2º escalão de manutenção, e ainda na gestão e supervisão da manutenção dos navios e da estrutura de apoio em terra, funções que acumulou com as de chefe de gabinete do Centro de Instrução de Submarinos e Centro de Treino e Avaliação de Submarinos. De 2016 a 2022 liderou a Secção da Plataforma da Direção de Navios – Divisão de Submarinos, gerindo e supervisionando a manutenção dos submarinos da Classe Tridente, e assumindo a gestão de diferentes projetos, com particular destaque para a primeira revisão intermédia de um submarino da Classe Tridente no Arsenal do Alfeite, entre 2019 e 2022.

Atualmente é docente na Escola Naval, lecionando as unidades curriculares de Teoria do Navio III e Teoria do Navio VI. Colabora ainda com o CINAV enquanto investigador e na qualidade de membro da comissão executiva para a implementação do CINAVLAB.​



​Atualizado em 09 de abril de 2024