A sua atividade científica desenvolve-se na interface entre a física, a química e a nanotecnologia, com foco no estudo de processos fundamentais induzidos por radiação e eletrões de baixa energia, bem como na sua tradução para aplicações tecnológicas. Ao longo do seu percurso, tem trabalhado em ambientes de investigação internacionais, colaborando com instituições académicas e infraestruturas científicas de referência em Portugal, Áustria, Alemanha, Dinamarca e Suécia.


A sua investigação abrange desde o estudo detalhado dos processos de captura eletrónica dissociativa e fragmentação molecular em fase gasosa, até ao desenvolvimento e caracterização de nanomateriais e nanoestruturas funcionais, incluindo abordagens baseadas em nanotecnologia de DNA, plasmónica e materiais avançados. Estas linhas de investigação têm aplicações em áreas como saúde, sensores, e tecnologias ambientais.


É autor de mais de 25 publicações científicas em revistas internacionais de elevado impacto, incluindo Nature Communications, Accounts of Chemical Research, Angewandte Chemie, acumulando mais de 250 citações. Tem participado em projetos de investigação competitivos nacionais e europeus, nomeadamente projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e ações COST.


Para além da atividade científica, tem desempenhado funções de coordenação científica e gestão de atividades de I&D. O mérito científico do seu trabalho tem sido reconhecido internacionalmente, tendo recebido, o Young Researcher Award na Modelling and Design of Molecular Materials Conference (MDMM 2022) e o Best Poster Prize na conferência Collisional Physics and Chemistry and their Applications (COPCA 2022), e foi ainda nomeado para participação no 71st Lindau Nobel Laureate Meeting.​



Atualizado em 15 de janeiro de 2026​