O Capitão-Tenente João Luis Reis Fidalgo Neves é oficial da Marinha Portuguesa, licenciado pela Escola Naval em Engenharia Naval do ramo de Armas e Eletrónica.

Possui Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores (redes fixas) pelo Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa e vários cursos técnicos, de gestão e operacionais.

Durante a sua carreira, serviu em vários navios da Marinha Portuguesa, como chefe de serviço e de departamento, responsável pelas áreas de eletricidade, eletrónica e armamento, durante o qual realizou um amplo espectro de missões, tanto nacionais quanto internacionais, como a missão de assistência humanitária a Timor-Leste, em 2000, ou a operação Atalanta - a operação da União Europeia de combate à pirataria na bacia da Somália.

Teve várias responsabilidades na Direção de Tecnologias de Informação e Comunicação da Marinha, na gestão, manutenção e novas implementações nas áreas de infra-estruturas de comunicações da Marinha.

Foi responsável pela gestão de programas e projetos nacionais e internacionais de I&D do Ministério da Defesa Nacional, desempenhando ainda funções de delegado nacional em diversos comités da Comissão Europeia, da Agência Europeia de Defesa e da NATO, tendo impulsionado a participação de Portugal no programa Europeu Space Surveillance and Tracking, que culminou na adesão no início de 2019.

Desde Setembro de 2016 desempenha funções na Escola Naval, como professor da área de telecomunicações  e investigador associado do Centro de Investigação Naval, encontrando-se a frequentar o programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no IST.

Atualizado em 22 de fevereiro de 2019