Fernando Alberto Carvalho David e Silva

Nasceu em Lisboa em 14 de Outubro de 1947 e fez os estudos liceais em Lisboa e na então Lourenço Marques.

Ingressou na Marinha em 1965, como Cadete da Escola Naval, iniciando uma carreira de mais de 45 anos, durante a qual prestou serviço embarcado (1969-1976) e, sucessivamente, no Corpo de Fuzileiros, Direcção do Serviço de Manutenção, Arsenal do Alfeite, Escola Naval, Oficinas Navais de Macau e de novo na Escola Naval.

Promovido a contra-almirante em 2000, foi nomeado Director de Navios, cargo que exerceu até 2004. Entre este ano e 2011, quando passou à situação de reforma, serviu na Superintendência do Serviço do Material, no Conselho Superior de Disciplina da Armada e como juiz-militar no Tribunal da Relação do Porto.

É licenciado em História (2011), mestre em História Marítima (2014), e doutor em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2020).

É Investigador do CINAV - Centro de Investigação Naval, Investigador Colaborador do Centro de História da Universidade de Lisboa, membro Correspondente da Comissão Portuguesa de História Militar, membro do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão e membro Efectivo da Academia de Marinha.

É autor de três monografias e de cerca de cinco dezenas de artigos, capítulos de livros e conferências na área da História.

Os seus interesses de investigação incidem na História da Marinha dos séc. XIX e XX.

ORCID ID 0000-0002-1449-983

Atualizado em 02 de fevereiro de 2024