ANA RITA JORDÃO FRAGA, ORCID ID: 0000-0002-3662-9412 (https://orcid.org/0000-0002-3662-9412)

Data de nascimento: 25/03/1980,

Formação académica: Doutoranda de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Pós-Graduação em Ciências da Comunicação - Área de Especialização Comunicação, Cidadania e Educação, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho; Licenciatura de Filosofia - Ramo Educacional, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Formação complementar: Curso de Pós- Graduação em Autoridade Marítima, 1ª Edição, Escola da Autoridade Marítima.

Enquadramento institucional: Doutoranda de Sociologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa – Portugal; CICS.Nova, Grupo de Investigação: Mudanças Ambientais, Território e Desenvolvimento - Equipa de Investigação: Mudanças Globais, Respostas Locais; Investigadora da Autoridade Marítima Nacional, Portugal; Consultora de Investigação para a Direção Regional das Pescas, Governo Regional dos Açores; OKEANOS Research Centre, University of the Azores; ICES Experts Groups: WGMARS and WGSOCIAL; ESA (European Sociological Association) ID number: 13039S117, Affiliated to the ESA Research Network : - RN6 Critical Political Economy- RN12 Environment and Society- RN20 Qualitative Methods.

Atuais interesses de investigação: Investigação sociológica, Abordagem ecosistémica, Atores sociais, Políticas Públicas, Sistemas Socioecológicos, Sustentabilidade, Conflitos, Desvio, Pesca Artesanal- Pesca de Pequena Escala.

Estudo para obtenção do grau de Doutor (FCSH-UNL): Representações sociais dos atores da Pesca Artesanal Açoriana sobre as políticas públicas para a gestão sustentável dos recursos marinhos das Ilhas Reserva da Biosfera (Graciosa, S. Jorge, Flores e Corvo). Palavras-Chave: Práticas de Pesca Ilegal, Desvio, Conflitos, Pesca Artesanal-Pesca de Pequena Escala, Reservas da UNESCO da Biosfera Sustentabilidade. Orientação: Prof.ª Dr.ª Iva Pires, CICS.NOVA , Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Prof. Dr. Fernando Diogo, Coorientador CICS.NOVA.UAC e CICS.UAC, Universidade dos Açores.

Experiência profissional relevante: Agente da Polícia Marítima (2008- ). Principais competências: Fiscalização (Pescas, Recreio, Atividades no Domínio Publico Marítimo); Programa de Formação Associativa da Mútua dos Pescadores: Equipa Pedagógica e Formadora (2006-2008). Principais projetos: Plano de Formação em Associativismo e Cooperativismo para os Órgãos Sociais e Cooperadores da Mútua, Plano de Formação para o Associativismo e Empreendedorismo na Rede de Mulheres da Pesca; Seminário Regional de Capacitação dos Dirigentes e Responsáveis das Cooperativas de Pescadores Artesanais de Benguela e Kwanza-Sul, promovido pelo INSCOOP e pelo Instituto de Pesca Artesanal de Angola, no âmbito dos programas de cooperação da CPLP (2008). Equipa Pedagógica e Formadora; Formação de Jovens e adultos, FORPESCAS- Unidades Operacionais de Matosinhos e Póvoa do Varzim: Formadora nos cursos EFA, Formação de Ativos e Formação Inicial de Jovens (2005-2007). Áreas de formação: Cidadania e Empregabilidade, Desenvolvimento Pessoal e Social, Mundo Atual.

Atualizado em 05 de fevereiro de 2019