Capitão-de-mar-e-guerra (PhD) Augusto Salgado ingressou na Escola Naval em 1983, terminando o curso em 1988. Actualmente presta serviço na Escola Naval, onde é professor das cadeiras de História Naval. Também leciona no Instituto Universitário Militar. É ainda professor no Mestrado e no Doutoramento de História Marítima, ministrada em conjunto pela Escola Naval e a Universidade de Lisboa – Faculdade de Letras e no Mestrado de História Militar, ministrada pela Escola Naval e outras sete universidades nacionais.

O CMG Augusto Salgado é Doutorado em História dos Descobrimentos, pela Faculdade de Letras de Lisboa desde 2010. É membro Emérito da Academia de Marinha e membro efectivo da Comissão Portuguesa de História Militar.

Mergulhador amador e fotógrafo subaquático há mais de 30 anos, desde 1993 que participa regularmente em actividades de arqueologia subaquática, nomeadamente nos trabalhos realizados para a EXPO98 e no clipper Pedro Nunes (ex-Thermopylae). Actualmente é co-coordenador do projecto “O U-35 no Algarve” com Jorge Russo, projecto que em 2015 ganhou o prémio Adopt a Wreck Award da Nautical Archaeology Society.

Desde 2003 que é colaborador da Revista de Marinha e já publicou diversas obras e tem participado em diversas conferências e reuniões, tendo sido nas Jornadas do Mar de 2000 galardoado com o 1º prémio na classe de História e, em 2011, com o Prémio do Mar - Rei D. Carlos (CMCascais). A última obra, em co-autoria, é intitulada: A Grande Guerra no Atlântico Português (2018).

Atualizado em 17 de janeiro de 2019