​Professor da Escola Naval e investigador do Centro de Investigação Naval, do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia e do Centro de História da Universidade de Lisboa. Membro da Direção do Seminário Nacional de História da Matemática. Secretário do International Committee for the History of Nautical Science. Integra a Comissão Científica responsável pela edição das Obras de Pedro Nunes, no âmbito da Academia das Ciências.

Licenciado em Ciências Militares Navais, pela Escola Naval, em 1990. Especializado em Navegação e em Submarinos, embarcou em diversos navios, totalizando mais de 23 000 horas de navegação. Comandou o NRP Jacinto Cândido de outubro de 2005 a junho de 2007. Entre 2010 e 2015 esteve colocado no Museu de Marinha, tendo sido diretor do mesmo entre fevereiro de 2013 e outubro de 2015.

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa, pela mesma faculdade. Possuiu pós-graduação em História e Filosofia das Ciências, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Doutor em História (Área dos Descobrimentos e Expansão) pela Universidade de Lisboa.
​
Principais áreas de investigação: História dos Descobrimentos, História da Ciência e História da Náutica e da Cartografia, com especial interesse para os contributos de oficiais de Marinha para estas áreas. Livros publicados: Naufrágios e longitude, Lisboa, Comissão Cultural de Marinha, 2003. Os Submarinos em Portugal, Lisboa, Prefácio, 2009. Editor em conjunto com Maria Eugénia Ferrão de A Matemática no tempo de Mestre José Vizinho, Lisboa, Gradiva, 2009. Mais de seis dezenas de artigos publicados em revistas especializadas e em atas de congressos e colóquios.

Atualizado em 17 de janeiro de 2010