O Naval-Robotics EXercise (Unmanned Prototyping) 2024 - Naval-REX(UP)24, promovido pela Escola Naval através do Centro de Investigação Naval (CINAV), chegou ao fim após dois dias de atividades.
O evento decorreu entre os dias 7 e 8 de outubro no Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM), em Tróia, e reuniu diversas instituições para testar e demonstrar novas tecnologias no campo da robótica, com particular enfoque no potencial uso pela Marinha Portuguesa.
A edição deste ano contou com a participação de estabelecimentos de ensino superior, centros de investigação e uma empresa do setor tecnológico, que apresentaram as suas inovações na área da robótica. Estiveram presentes as seguintes entidades Escola Náutica Infante D. Henrique, o Instituto Politécnico de Leiria, a empresa Scanio e um representante da Universidade de Victoria, no Canadá.
Durante o evento, foram realizados testes com veículos não tripulados marítimos e aéreos, bem como com um inovador sistema de comunicações. Também foi lançado um desafio aos cadetes da Escola Naval para a conceção de um novo veículo não tripulado.
O Naval-REX(UP)24 continua a afirmar-se como um espaço importante de experimentação e desenvolvimento de tecnologias que poderão futuramente reforçar as capacidades operacionais da Marinha, abrindo portas para colaborações com o meio académico e empresarial.