Escola Naval promove o Naval-Robotics Exercise 2025
 
O Naval-Robotics Exercise 2025 (Naval-REX 25), promovido pela Escola Naval através do Centro de Investigação Naval (CINAV), decorreu entre os dias 10 e 12 de setembro, em simultâneo com o REPMUS-25, no Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM), em Troia. O evento reuniu diversas instituições para testar e demonstrar novas tecnologias no campo da robótica, com particular enfoque no seu potencial uso pela Marinha Portuguesa.
 
A edição deste ano contou com a participação de estabelecimentos de ensino superior e de uma empresa do setor tecnológico, que apresentaram inovações na área da robótica, nomeadamente a Escola Náutica Infante D. Henrique, o Instituto Politécnico de Leiria, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a empresa Scanio.
 
Ao longo dos três dias de exercício, foram realizados testes com veículos não tripulados marítimos e aéreos, bem como a demonstração de diversos projetos internos do CINAV desenvolvidos por oito alunos da Escola Naval. Foi ainda lançado um desafio aos participantes, que consistiu na conceção de um veículo com recurso a materiais reciclados. Esta iniciativa promoveu a criação de sinergias interinstitucionais e partilha de experiências entre os participantes, tendo o Comandante da Escola Naval, Contra-almirante Rodrigues Campos, entregue um prémio simbólico e diplomas à equipa com melhor desempenho na criação do projeto.
 
O Naval-REX 25 continua a afirmar-se como um espaço importante de experimentação e desenvolvimento tecnológico na área académica, potenciando colaborações futuras entre o meio académico e empresarial, com vista ao reforço das capacidades operacionais da Marinha.