Tiago Miguel Fraga é Sócio-gerente da TMF, UNI Fez parte da equipa pioneira em arqueologia subaquática do Centro de Operações de Arqueologia Subaquática - Expo 98, foi técnico do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática onde participou e dirigiu campanhas de arqueologia náutica e subaquática. Foi membro delegado do Estado Português na UNESCO aquando a Convenção Sobre a Protecção do Património Cultural Subaquático. Foi técnico superior do Instituto Português de Arqueologia, onde fez parte da equipa de criação e implementação da legislação portuguesa em arqueologia. Foi Graduate Assistante Non-Teaching na Universidade da Texas A&M onde operou como técnico de laboratório de conservação. Detém duas décadas de experiência no campo da arqueologia náutica, com participações em dezenas de campanhas e supervisão arqueológicas de obras marítimas.
No campo académico é Mestre de Artes em Antropologia pelo programa de Arqueologia Náutica da Texas A&M University, com reconhecimento em Arqueologia pela Universidade Nova de Lisboa, e doutorando em Arqueologia. Docente convidado da Universidade Autónoma de Lisboa. Director do Projecto de Investigação da Carta Arqueológica Subaquática Baía de Lagos (CHAM), Có-Director do Projecto de Investigação Patacho Pedro Dias (INA-CHAM). Especialista em reconstrução computorizada, principalmente de embarcações, cadeira que leccionou de 2009 a 2012 na Pós-Graduação em Arqueologia Subaquática da Universidade Autónoma de Lisboa e do Instituto Politécnico de Tomar. Orador com mais de uma centena de participações em congressos nacionais e internacionais. Autor de um livro e de dezenas de artigos em revistas da especialidade, divulgação geral e conferências.
Recebeu diversas distinções e prémios inclusive da National Geographic Society / Waitt Foundation, Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Universidade Texas A&M, Fundação Jack Petchy e Fundação para a Ciência e Tecnologia.
No campo do mergulho científico recebeu a sua certificação em mergulho científico pela American Academy of Underwater Sciences (Texas A&M Galveston). Foi responsável pelo primeiro estágio prático em arqueologia náutica inserida num currículo oficial de uma universidade portuguesa. Nas suas qualificações de mergulho encontram-se CMAS P1 (1997), Nitrox TDI (2003), Master Scuba Diver Naui (2004), Mergulhador Cientifico Texas A&M Galveston (2004), Cavern Diver NSS-CDS (2004), Rescue Diver PADI (2005), Dive Master PADI (2006).
Atualizado em 17 de setembro de 2019