O Capitão-tenente engenheiro naval João António Osório Beja nasceu em Lisboa, a 29 de agosto de 1970, frequentou a Escola Secundária de São João do Estoril e ingressou na Escola Naval em setembro de 1989, na classe de engenheiros navais no ramo de mecânica, sendo promovido a Guarda-marinha em outubro de 1995. Concluiu uma pós-graduação em segurança, higiene e saúde do trabalho no Instituto Superior Técnico em 2006, uma outra em gestão empresarial na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve em 2010, o curso de Estado-Maior Conjunto no Instituto de Estudos Superiores Militares em 2012 e obteve o grau de mestre em gestão de informação com especialização em Business Intelligence na Information Management School da Universidade Nova em 2023.

Esteve embarcado em várias unidades navais, como chefe de serviço de mecânica e limitação de avarias do N.R.P. António Enes, como chefe de departamento de propulsão e energia do N.R.P. Comandante João Belo, como chefe de serviço de limitação de avarias e num período posterior, como chefe de departamento de propulsão e energia a bordo do N.R.P. Vasco da Gama. Durante as comissões de embarque, participou em diversas missões nacionais ao largo do continente, ilhas da Madeira e Açores desde 1995 até 1998 a bordo do N.R.P. António Enes. Em missões internacionais, participou na operação TARRAFO em 1999 ao largo da Guiné-Bissau e no exercício multinacional UNITAS ao largo do Brasil a bordo do N.R.P. Comandante João Belo, frequentou a bordo do N.R.P. Vasco da Gama o Operational Sea Training da Royal Navy, em Inglaterra em 2001, participou como navio-chefe do comando português da Força Naval Permanente do Atlântico da NATO em 2002, na operação Active Endeavour no mar mediterrâneo em 2002 e 2003 como resposta imediata aos ataques terroristas do 11 de setembro, tendo ainda integrado a Força Naval da NATO - Standing NATO Maritime Group One - SNMG1 em 2008.

Em terra exerceu como oficial subalterno os cargos, de oficial adjunto para o planeamento e controlo económico da manutenção da esquadra naval na Direção de Navios em 2000, de instrutor em proteção nuclear, biológica, química e limitação de avarias a bordo de navios na Escola de Tecnologias Navais em 2003, como oficial superior os cargos de chefe de serviço de apoio técnico ao Departamento Marítimo do Sul em 2009, e no Departamento Marítimo do Centro em 2104, como Chefe de divisão de Logística da Direção-Geral da Autoridade Marítima Nacional em 2017. NO seu percurso de comissões em terra exerceu como oficial da Divisão de Recursos do Estado-Maior da Armada no período de 2012 a 2014, e presta atualmente serviço, desde 2021 na Escola Naval como professor de sistemas hidráulicos e desenho técnico particularmente em sistemas de Computer-Aided-Design (CAD) acumulando as funções de Coordenador do Departamento de Ciência e Tecnologia.

Da sua folha de serviço constam vários louvores e treze condecorações de que se destacam, duas Medalhas de Serviços Distintos grau Prata, uma Medalha de Mérito Militar de 2ª classe, três Medalhas Militar da Cruz Naval uma de 2ª e duas de 3ª classe, duas Medalhas de Comportamento Exemplar uma de grau Ouro e outra de grau Prata, duas medalhas da Organização do Tratado do Atlântico Norte – Artigo V - operação Active Endeavour e o distintivo de navegação no grau ouro.

O Capitão-tenente Osório Beja tem um filho, o Tiago, vive em Almada e dedica-se no seu tempo livre à leitura e jogging.



​Atualizado em 09 de abril de 2024