Resumo do projeto
No projeto antecessor SABUVIS operacionalizou-se a construção de um veículo submarino biomimético heterogéneo (Biomimetic Underwater Vehicle, BUV) com aspeto e forma de locomoção biologicamente inspirados – tipicamente semelhante a peixes e outras criaturas marítimas – e procedeu-se à sua incorporação com os restantes veículos autónomos já operados pela marinha portuguesa.
O projeto SABUVIS II consiste no desenvolvimento de tecnologia para o controle de um enxame de veículos submarinos biomiméticos heterogéneos (Biomimetic Underwater Vehicles, BUVs). O Consórcio Português (CP), adotou um paradigma de desenvolvimento líder-seguidor baseado num veículo de “tipo único".
Principais objetivos do projeto
O conceito baseia-se num enxame de BUVs de tamanho menor, ou seja, Small AUV swarm (SAUV), equipado com equipamento idêntico de muito baixo custo no qual qualquer membro do enxame pode operar em ambos os modos líder/seguidor. Isso permite que os líderes do enxame troquem de papel com qualquer um dos seguidores. A existência de um número significativo de seguidores aumenta a fiabilidade da equipa robótica e aumenta a probabilidade de sucesso da missão, devido à introdução de redundância: em caso de falha de uma unidade, o enxame pode reajustar-se e outro membro pode assumir o papel do sistema que falhou; adicionalmente, no contexto militar, a utilização de unidades de baixo custo permite o eventual sacrifício de unidades do enxame com vista ao cumprimento de missões críticas com sucesso.
Parceiros – Consórcio Português
Marinha Portuguesa (através do CINAV),
OceanScan
INEGI
Financiamento
EDA
POC do CINAV
Prof. AUX Hugo Diniz Policarpo