No ano em que a Escola Naval da Marinha Portuguesa celebra o seu 175.º aniversário, juntamo-nos aos CTT - Correios de Portugal para a criação de uma série especial de selos. A cerimónia de obliteração dos selos ocorreu no passado dia 26 de outubro, com a presença do comandante da Escola Naval, o Contra-almirante Simões Marques, e do diretor de filatelia dos CTT, Dr. Raul Moreira.

A emissão de selos e postais representa um muito importante veículo de divulgação de cultura do país, porquanto celebra e eterniza um espaço de celebração de marcos e datas históricas. Mostra disso mesmo foi, por exemplo, o marco dos 75 anos da transferência da Escola para a Base Naval do Alfeite, assinalado em 2011. Uma vez que "o mar foi", nas palavras de Dr. Raul Moreira, "desde sempre, ou quase sempre, protagonista da filatelia portuguesa", não podia a Escola, por ocasião dos seus 175 anos, deixar de se associar novamente ao já vastíssimo acervo filatélico dos CTT.

A inclusão desta efeméride no plano de emissões dos CTT surge na senda da forte ligação do departamento filatélico dos correios, na pessoa de Raul Moreira, à Marinha Portuguesa. Isso mesmo foi cabalmente vincado em 2018, aquando da concessão ao diretor de filatelia dos CTT da Medalha Naval de "Vasco da Gama", pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Mendes Calado. Nas suas palavras de então, a atribuição da medalha assenta no forte contributo "para o brilho das celebrações e para a dignidade que a Marinha procura transmitir", sublinhando Dr. Raul Moreira como "um grande impulsionador desta virtuosa parceria" entre os CTT e a Marinha Portuguesa.

Já em circulação, este conjunto filatélico compõe-se de selos, blocos, sobrescritos e uma pagela, incluindo esta última uma resenha histórica da Escola Naval. Todos os artigos estão disponíveis num posto ou loja dos correios e, claro, no respetivo site: https://www.ctt.pt/particulares/filatelia/plano-emissoes/index