Acidentes com materiais explosivos, químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e de alto rendimento (CBRN) têm o potencial de destabilizar governos, e criar condições que exacerbam a violência ou promovem o terrorismo. Estes eventos podem sobrecarregar rapidamente infraestruturas e reduzir a capacidade de resposta.
 
O projeto PRINCE visa apoiar socorristas e autoridades policiais / de segurança, fornecendo-lhes uma base de evidências para decisões de nível estratégico relacionadas com a  prevenção, deteção, proteção respiratória, descontaminação e resposta ao evento CBRN, melhorando assim a PREPARAÇÃO E RESPOSTA A INCIDENTES DE SEGURANÇA CBRN. para operacionais e público em geral.
 
Este projecto é financiado pela União Europeia através do fundo “ISF-Police Action Grant”, tendo 18 parceiros, dois quais três são portugueses: a Marinha (CINAV) o INESC-TEC, e a empresa OptimalDefense. Os parceiros internacionais incluem o Insituto Fraunhofer da Alemanha, e organismos dos Ministérios do Interior ou da Defesa da Grécia, Finlândia, e do Chipre.

PRINCE imagem.PNGPrince2.PNGPrince4.PNG